Um dos principais desafios da Escola Municipal Anton Dworsak, onde sou professora do atendimento educacional especializado (AEE), é oferecer os conteúdos de uma forma atrativa e acessível às crianças. Outra dificuldade da unidade localizada em Duque de Caxias (RJ) é produzir recursos que apoiem e qualifiquem essa aprendizagem com os poucos recursos que temos. Nesse sentido, planejei o uso de um material pedagógico concreto de fácil construção, chamado Experimento sobre a sustentação do corpo. O recurso foi utilizado em uma turma regular do 3º ano do ensino fundamental onde estuda um dos alunos com autismo que atendo na sala de recursos multifuncionais (SRM).
O Experimento sobre a sustentação do corpo é feito com materiais simples como palitos, pedaços de massinha e uma espiral plástica. Primeiro, tivemos uma aula expositiva em que trabalhamos com livros, cartazes e gravuras. Apresentei uma imagem do esqueleto humano e falamos sobre a estrutura óssea, com quantos ossos nascemos, que com o crescimento alguns ossos se unificam etc. Depois, os estudantes manipularam o recurso. Eles ficaram fascinados com o bonequinho e discutimos como ele ficava em pé.
O interesse dos alunos
As áreas do conhecimento trabalhadas foram as ciências naturais, por tratar da parte anatômica do corpo. O resultado do uso do Experimento sobre a sustentação do corpo foi bem positivo. As crianças participaram com interesse e manusearam o material com paciência. O estudante com autismo participou de toda a atividade, manuseando o material e interagindo com os colegas.
+ Saiba como construir o Experimento sobre a sustentação do corpo
O melhor da experiência foi ver como as crianças se interessaram por ciências. Elas fizeram diversas associações com a vida delas. Um aluno disse: “Ih, é! Uma vez meu tio quebrou o braço”, “Ah! Eu já me machuquei, já quebrei a perna”.
Como o material necessário para produzir o Experimento sobre a sustentação é muito acessível, planejo construi-lo junto com as crianças para apresentá-lo às outras turmas. Talvez até apresentar o recurso em uma feira de ciências.