Meu nome é Soraya Christian de Almeida e sou professora do atendimento educacional especializado (AEE) na Escola Municipal Anton Dworsak, na cidade de Duque de Caxias (RJ). Meu maior desafio é conseguir trabalhar o currículo para os estudantes que necessitam de abordagens diversificadas, junto com os docentes de sala comum. Nessas situações, procuro flexibilizar as atividades tendo em vista as particularidades dos alunos.
Um dos garotos que atendo na sala de recursos multifuncionais (SRM) é Ivan*. Ele tem transtorno do espectro autista (TEA) e está matriculado no 3º ano do ensino fundamental. Sua turma é composta por 17 estudantes e eles têm estudado o sistema respiratório na disciplina de ciências. Assim, tendo em vista as singularidades de Ivan e o currículo a ser desenvolvido, junto com a professora da turma, Jupira Rosa Maria, planejei uma aula para as crianças trabalharem com um material pedagógico que simula o funcionamento do pulmões.
Entendendo o sistema respiratório
Os Pulmões infláveis são um material pedagógico acessível composto por uma estrutura de papel que deve ser pendurada, pelo pescoço, na altura do tronco do estudante. Nessa base, dois balões, que representam os pulmões, são presos a dois tubos. Quando os alunos assopram esses canos, as bexigas inflam. O recurso foi feito com materiais de baixo custo e seu processo de criação é bem simples.
+ Aprenda a construir o jogo das Formas tridimensionais
Nessa atividade, foram trabalhados componentes curriculares de ciências. Essa experimentação foi fundamental, também, para o desenvolvimento dos componentes sociais, uma vez que as crianças tiveram que esperar sua vez para usarem o material e precisaram compartilhá-lo. Elas participaram com interesse e se divertiram com o estudo do sistema respiratório. Tudo o que a gente quer na sala de aula é poder proporcionar momentos assim para todos.
* Nome fictício.