Valorizando o território escolar em estratégias pedagógicas inclusivas

Confira relatos de experiências que envolveram a comunidade escolar ou abordaram a discussão sobre o território do entorno com os estudantes

Os muros da escola não são o limite de aprendizagem para os estudantes que fazem parte dela. A instituição está inserida em uma comunidade e precisa criar vínculos em que cada um compreenda o seu papel e as suas responsabilidades. A presença da família e da comunidade na vida escolar é um fator importante para a educação inclusiva e de qualidade, auxiliando o desenvolvimento de crianças e jovens.

Por isso, professoras e professores desenvolvem estratégias pedagógicas com a participação da comunidade escolar (educadores, gestores, demais profissionais que atuam na escola, estudantes e suas famílias) ou em parceria com profissionais e instituições do entorno da escola, trabalhando, valorizando e conhecendo mais o território onde vivem.

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Relatos de experiências 

Para exemplificar na prática, o DIVERSA selecionou alguns relatos de experiências que envolveram a comunidade do entorno da escola ou abordaram a discussão sobre território com os estudantes. Confira!

 

Em sala de aula, três estudantes sorridentes interagem com material pedagógico acessível “Jogo do Território”. Fim da descrição.
Foto: Paulo Fehlauer. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes.

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Reconhecimento das experiências 

A pandemia ocasionada pela covid-19, somada às desigualdades sociais, vem trazendo enormes desafios para as escolas de todo o país. Para mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas que foram e têm sido desenvolvidas pelas escolas públicas municipais e estaduais nesse momento, o Instituto Tomie Ohtake está com as inscrições abertas para a 5ª edição do Prêmio Territórios, a primeira em nível nacional.

 

Professora Rutemara senta com duas alunas e com a Tenente Coronel Valdeane Alves em mesa redonda em área externa da escola. Fim da descrição.
Foto: Márcio Lavor. Fonte: Nova Escola.

Até 6 de agosto, educadores podem se inscrever pelo site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/ e enviar os trabalhos desenvolvidos no ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio ou educação de jovens e adultos (EJA) desde o início do ano letivo de 2020 até o momento atual.

Serão selecionadas até dez experiências, sendo que os principais critérios avaliados serão a integração entre escola, família e território, a exploração e uso de diferentes linguagens, o acolhimento (escuta, colaboração, trabalho intersetorial e rede de proteção social), acessibilidade e diversidade, avaliação e currículo, e potencial multiplicador.

Os vencedores receberão livros doados por editoras parceiras e catálogos de arte das exposições do Tomie Ohtake, apoio para a realização de um minidocumentário da instituição, uma bolsa de estudos para um curso de graduação, que poderá ser utilizada por um aluno ou professor, e o apoio financeiro de R$ 5 mil para a continuidade do projeto.

Mais informações estão disponíveis no regulamento do prêmio.

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