Alfabetização e inclusão: educadores e familiares de crianças com deficiência contam suas experiências

Grupo de cerca de dez crianças e uma mulher adulta seguram livros diante de si.
Alfabetização para todos torna sociedades mais inclusivas e sustentáveis. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil.

O Dia internacional da alfabetização, comemorado em 8 de setembro, foi instituído pela Unesco como um compromisso pela erradicação do analfabetismo. Conforme reforça a entidade, a alfabetização é essencial para o desenvolvimento pessoal e social de todas as pessoas. Trata-se de um direito humano vital para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

Para as escolas, na prática, o desafio é garantir que todos possam aprender a ler e a escrever. Para celebrar a data, educadores e familiares de todo o Brasil contam como desenvolveram estratégias pedagógicas para alfabetizar turmas com estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação e compartilham suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Boas práticas

Material pedagógico que projeta luz diverte crianças em aulas de alfabetização
Professora de Duque de Caxias (RJ) usa papelão e celular para criar recurso para ensinar alunos do 2º ano do ensino fundamental a ler e a escrever. Leia mais.

Este vídeo conta com legendas em português, Libras e audiodescrição
Aulas de Libras melhoram comunicação entre crianças surdas e ouvintes
Com aulas de Língua brasileira de sinais em conjunto, educadora de escola pública garante comunicação efetiva entre estudantes surdos e ouvintes no interior de São Paulo. Leia mais.

Escrita e alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)
Especialista em psicologia escolar comenta como alfabetização pode estimular laços sociais e promover reordenamento do campo simbólico em crianças com autismo. Leia mais.

Escola cria material pedagógico para alfabetizar crianças surdas e ouvintes
Com painel feito com uma caixa de papelão e embalagens de margarina, educadora cria atividades de alfabetização em turma com alunos com e sem deficiência auditiva. Leia mais.

Este vídeo conta com legendas em português, Libras e audiodescrição
Ressignificar saberes para valorizar eficiências no processo de alfabetização
Educadoras passam a contextualizar processo de ensino de acordo com gostos pessoais de estudante com autismo e obtêm avanços. Leia mais.

Professora usa receitas e comida para alfabetizar turma de aluna com deficiência física
Com o estudo de receitas de comidas de festas juninas, professora alfabetiza turma de 2º ano e garante inclusão de aluna com comprometimento físico. Leia mais.

Discussões da Comunidade DIVERSA

Na Comunidade DIVERSA, professores, gestores escolares e públicos, familiares e outros interessados trocam ideias sobre inclusão. Fique por dentro do que eles têm discutido sobre o tema.

+ Reprovar estudante que ainda não lê pode ajudá-lo a se alfabetizar?
+ Criança surda em período de alfabetização tem direito a um intérprete de Libras?
+ Como alfabetizar estudante que não fala com coerência?
+ Como trabalhar conteúdos do currículo com estudante com autismo do 4º ano?

Mais referências sobre alfabetização

Quer se informar ainda mais? Confira todas os conteúdos do DIVERSA sobre alfabetização.

Aproveite também para esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre educação inclusiva com a Comunidade DIVERSA. Basta se cadastrar para começar a interagir!

Deixe um comentário