A Lousa interativa foi idealizada para estimular a alfabetização e o estudo de conteúdos curriculares de ciências, como características e evolução de animais.
O material pedagógico acessível é composto por uma caixa sonora de MDF cortada a laser com botões que reproduzem sons de animais, associada a uma lousa.
Para utilizar o material, é necessário acionar um botão da caixa sonora e, a partir da escuta, identificar o animal. Na lousa, os estudantes podem desenhar o animal ou escrever o seu respectivo nome.
Articulação com a Base nacional comum curricular
Considerando o relato de experiência da Lousa interativa na EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso e as possibilidades de uso em outras escolas, esse material pode ser usado como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):
Língua Portuguesa
Unidade temática | “Escrita (Compartilhada e autônoma)” |
Objeto de conhecimento | Correspondência fonema-grafema |
Habilidade | (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. |
Unidade temática | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objeto de conhecimento | Construção do sistema alfabético |
Habilidade | (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. |
Ciências
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Características e desenvolvimento dos animais |
Habilidade | (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
A Lousa interativa foi confeccionada em sintonia com conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma dos estudantes.
O material apresenta as informações utilizando múltiplas formas, aproxima o componente curricular de exemplos da vida cotidiana, estimula participação e aciona conhecimentos prévios dos estudantes.
Também permite a associação de respostas orais e visuais, ampliando as possibilidades de percepção, a criatividade, a compreensão do conteúdo proposto e de expressão do que foi aprendido.
Proporciona ainda um maior engajamento e o trabalho colaborativo para o levantamento de hipótese entre os estudantes, principalmente na escrita dos nomes dos animais.
O material é bem flexível e se encaixa a diversos conteúdos, sendo possível utilizá-lo para a aprendizagem de outros componentes curriculares, conforme observado também na experiência da EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso que o utilizou posteriormente para conteúdo da língua inglesa. Para isso, é necessário adaptar os áudios ao conteúdo a ser trabalhado.