Tok Math

O “Tok Math” é um material pedagógico acessível desenvolvido com o objetivo de minimizar barreiras e promover o aprendizado de desafios matemáticos de forma colaborativa.

O material é composto por uma caixa de MDF com dispositivos eletrônicos. Na parte superior há três painéis digitais, no central aparece a operação matemática sorteada e, nos laterais, os números que compõem a operação. O recurso está configurado com três níveis de dificuldade: nível I com operações com unidades; nível II são operações com dezenas; e nível III são operações com centenas. As operações e os números são sorteados de forma aleatória.

Na parte inferior do material há outros três painéis digitais com os resultados das operações e seus respectivos botões. Um dos resultados é o correto e, quando seu botão é acionado, acende uma luz verde. Caso as opções incorretas sejam escolhidas, acenderá uma luz vermelha.

Os estudantes jogam em grupos e contam, ainda, com os seguintes materiais complementares: mesa visual/tátil de cada uma das quatro operações matemáticas, composta de pratos e palitos de sorvete com diferentes cores para representar unidades, dezenas e centenas; livros com dicas e diferentes raciocínios para solução das operações matemáticas; e tablet com as dicas em formato digital.

Para jogar, um dos estudantes do grupo escolhe o nível de dificuldade e aciona o botão para o sorteio da operação e números. Caso ele tenha dúvida sobre o resultado da operação, ele consulta a equipe, que utiliza os materiais complementares para a confirmação do resultado. A equipe também demonstra como chegou coletivamente à determinado resultado utilizando os recursos disponíveis.

Articulação com a Base Nacional Comum Curricular

O material foi desenvolvido em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental, considerando aspectos da área matemática e seus diferentes usos.

Considerando o relato de experiência da Escola de Ensino Fundamental Manoel Martins de Almeida, em Quixeramomim (CE), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Tok Math pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Unidade temática Números
Objeto de conhecimento Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais. Divisão euclidiana.
Habilidade (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

Unidade temática Números
Objeto de conhecimento Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais.
Habilidade (EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

 

Unidade temática Álgebra
Objeto de conhecimento Relações entre adição e subtração e entre multiplicação e divisão
Habilidade (EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

Tok Math foi confeccionado em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) para ser utilizado no plano de recomposição da aprendizagem para uma turma do 6º ano e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.

O formato do material facilita a interação e o protagonismo dos estudantes, com informações visuais e digitais. A escolha do nome, assim com a paródia da música utilizada nas redes sociais ajudou a ampliar o engajamento e o aprendizado de todos, todas e cada um de maneira lúdica e prazerosa.

A utilização de diferentes materiais complementares, táteis, visuais e digitais também contribui para que diferentes sujeitos compreendam os conceitos matemáticos. O uso de material digital permite o aumento do tamanho das fontes e dos desenhos, sendo acessível a estudantes com baixa visão.

A atividade exige uma postura ativa e de exploração, ao buscar coletivamente a solução das operações sorteadas. O compartilhamento de diferentes estratégias na obtenção do resultado amplia o repertório e valoriza os saberes de cada um.

O processo colaborativo de desenvolvimento desse MPA, construído em todas as suas etapas pelo professor de matemática, pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e pela gestora da unidade escolar demonstra a viabilidade de construção de outros recursos e estratégias pedagógicas que contemplem estudantes com e sem deficiência na escola.

A experiência de criação e utilização dos materiais com estudantes foi compartilhada com demais educadores da rede fortalecendo a perspectiva inclusiva de aprendizado de estudantes com e sem deficiência na sala comum com o uso de materiais pedagógicos acessíveis na cidade.

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