O Jogo da pirâmide alimentar foi construído para trabalhar com os estudantes a composição dos grupos alimentares e conscientizar sobre a importância da alimentação saudável.
O material é composto por uma caixa triangular de MDF cortada a laser. Na parte superior, estão identificados os grupos alimentares e há dois botões: um que, ao ser acionado, reproduz perguntas específicas sobre o tema; e outro, que repete a pergunta realizada, caso os estudantes não a tenham entendido corretamente. Como material de apoio, foi confeccionado um livro em feltro, composto por textos e miniaturas de alimentos de tecido em 3D.
A aula planejada com o material pedagógico acessível envolveu um jogo de perguntas e respostas. Conforme os estudantes solucionavam as questões, os alimentos iam sendo separados de acordo com os seus respectivos grupos.
Articulação com a Base nacional comum curricular
Considerando o relato de experiência da EMEF Roquette Pinto e as possibilidades de uso em outras escolas, o Jogo da pirâmide alimentar pode ser usado como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):
Ciências
Unidade temática | Vida e evolução |
Objeto de conhecimento | Nutrição do organismo; Hábitos alimentares Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório |
Habilidade | (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O Jogo da pirâmide alimentar foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA), apresentando as informações de modo multissensorial: com áudios de perguntas sobre alimentação, miniaturas de alimentos em 3D e baixo relevo para identificação dos grupos.
O material pode ser manipulado pelos estudantes de forma autônoma e permite múltiplas maneiras de expressar os conteúdos aprendidos. A proposta aproxima o componente curricular de exemplos da vida cotidiana, ao trazer para a sala de aula a reflexão sobre o cardápio alimentar semanal dos estudantes, e contribui para resgatar conhecimentos prévios.
Ao ampliar a percepção dos estudantes, o material estimula diferentes áreas cerebrais, possibilitando novas conexões e oportunizando o acesso a todas e todos. A participação efetiva e o trabalho colaborativo estimulados pelo recurso promovem o engajamento e a prontidão para o aprendizado.