Pique bandeira de tabuleiro

Esta página ainda está em construção e estará completa em breve. Até lá, você pode assistir às práticas e aos tutoriais dos Materiais pedagógicos acessíveis aqui.

 
O Pique bandeira de tabuleiro é um material pedagógico acessível composto por caminhos que podem ser percorridos pelos jogadores para levar a bandeira do campo adversário para o seu próprio campo. O recurso adapta as regras e a dinâmica do pique bandeira tradicional para possibilitar a participação de estudantes com questões motoras ou sensoriais.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: o jogo é apresentado em formato esquemático com apoio de cores para delimitar jogadores e seus campos. Ao conquistar o objetivo do jogo e cruzar o meio do campo com a bandeira, há o acionamento de som e luz reforçando a informação de término do jogo. O dado possui números grandes e marcação em braille.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes, explorando as regras e possibilidades do jogo em uma simulação de tabuleiro.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de acionamento do sistema de luz e som ao término da partida ajuda na motivação e engajamento.

Cultura digital

• O uso de um circuito eletrônico simples, que permite o acionamento de luz e som, introduz os conceitos de eletrônica básica.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material tem bom potencial para ser usado ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental.

• No trabalho com o componente curricular de linguagem, o material pode ser usado para explorar: na área de língua portuguesa, a oralidade e a alternância entre jogadores; e na área de educação física, a explicação por meio de múltiplas linguagens de brincadeiras e jogos populares.

• Na área de matemática, por se tratar de um jogo de tabuleiro com uso de dado e traçado para deslocamento dos peões, possibilita o trabalho com números e geometria.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: