Pique bandeira de tabuleiro

 

O Pique bandeira de tabuleiro é um material pedagógico acessível composto por caminhos que podem ser percorridos pelos jogadores para levar a bandeira do campo adversário para o seu próprio campo. O recurso adapta as regras e a dinâmica do pique bandeira tradicional para possibilitar a participação de estudantes com questões motoras ou sensoriais.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O material foi usado pela professora Letícia na Escola Municipal Doutor Ely Baiense Vailante, em Mesquisa (RJ), em uma classe do 2º ano do ensino fundamental. Cerca de 30 alunos participaram da atividade, incluindo crianças com autismo e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Considerando a atividade desenvolvida pela professora Margareth e outros usos possíveis na escola, o Jogo de luz e sombra pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Matemática – 1º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Números
OBJETO DE CONHECIMENTO Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação
HABILIDADE (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos

Matemática – 1º ano do ensino fundamental

UNIDADE TEMÁTICA Brincadeiras e jogos
OBJETO DE CONHECIMENTO Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
HABILIDADE (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Pique bandeira de tabuleiro é um material pedagógico acessível dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem nos seguintes aspectos:

• Apresentação: o jogo é apresentado em formato esquemático com apoio de cores para delimitar jogadores e seus campos. Ao conquistar o objetivo do jogo e cruzar o meio do campo com a bandeira, há o acionamento de som e luz reforçando a informação de término do jogo. O dado possui números grandes e marcação em braille.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes, explorando as regras e possibilidades do jogo em uma simulação de tabuleiro.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de acionamento do sistema de luz e som ao término da partida ajuda na motivação e engajamento.

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