Helinho Come-come

O “Helinho Come-come” é um material pedagógico acessível desenvolvido com o objetivo de ampliar a linguagem das crianças, ao mesmo em que trabalha o conhecimento sobre os alimentos, estimulando a alimentação saudável de forma colaborativa.

O recurso é composto por um boneco caracterizado com uniforme da escola cortado em MDF e com placa de validação localizada na boca com recurso sonoro programado. Existem dois modos de funcionamento. Em um deles, os estudantes devem escolher um alimento produzido em feltro e identificar a imagem do mesmo alimento em uma caixinha (que tem o cartão para validação no seu verso) e passar na boca do boneco. Ao realizar essa ação, toca-se o áudio referente àquele alimento.

A outra maneira de brincar é acionando o áudio de desafio e escutar a pergunta que o Helinho irá fazer, em seguida, tentar localizar o alimento correto nas peças em feltro e passar a caixinha equivalente na boca do boneco. Se a resposta estiver correta, tocará um áudio parabenizando a criança, caso contrário, o áudio sugere que ela tente outra vez.

Articulação com a Base Nacional Comum Curricular

O material foi desenvolvido em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil.

Considerando o relato de experiência da Escola Municipal Professor Hélio Jorge dos Santos, em Rio Claro (SP), e as possibilidades de uso em outras escolas, o Helinho Come-come pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Campos de Experiências O EU, O OUTRO E O NÓS
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

 

Campos de Experiências CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

 

Campos de Experiências ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

 

Campos de Experiências ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O material pedagógico acessível foi confeccionado em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.

A sequência didática desenvolvida pelas educadoras considerou diversos saberes da comunidade e das crianças sobre os alimentos, por meio da visita da cozinheira da escola na turma, contando sobre as refeições preparadas, e da roda de conversa utilizando os alimentos em feltro. Esse tipo de atividade estimulou o compartilhamento de saberes, pois as crianças podiam demonstrar o que conheciam escolhendo e manuseando a réplica do alimento, além de ampliar o repertório oral e o envolvimento de todos.

O material conta com elementos:

  • Táteis: dos alimentos em feltro e o pareamento com as fotografias nas caixinhas com cartão de validação;
  • Visuais: do boneco e das cores dos alimentos;
  • Sonoros: por meio da interação do boneco com as crianças.

Esse formato facilita a interação e o protagonismo dos estudantes. É importante ressaltar o cuidado das educadoras para que não houvesse barreiras à participação efetiva na atividade.

O processo colaborativo de desenvolvimento desse MPA, construído em todas as suas etapas pelas próprias educadoras e participação da comunidade, viabiliza a criação de outros recursos e estratégias pedagógicas que contemplem estudantes com e sem deficiência.

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