Sistema solar interativo – Como fazer

Baixe os moldes do material

O que você vai precisar

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos. 

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade escolar ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários. 

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores.

Materiais

a) Para fazer o painel base:

  • 3 placas MDF 3 mm de 70 x 60 cm;
  • 8 cavilhas de 1 cm de diâmetro x 3cm de altura.

b) Para fazer os pinos e o trilho:

  • 1 placa MDF 3 mm de 46 x 12 cm. 

c) Para os planetas:

  • Filamento PLA para impressão 3D;  
  • Cola instantânea. 

d) Ferramentas e utensílios utilizados:

  • Cortadora a laser;
  • Impressora 3D (para fabricação dos planetas); 
  • Software Illustrator CS5, ou outro vetorial como o Inkscape (para realizar o corte a laser). 
  • Software Repetier ou outro fatiador (para realizar a impressão 3D).

Vamos começar?

Cortando o painel base, os pinos e trilho

  • Passo 1: Para cortar o painel, faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Vetor Laser_Sistema Solar” e envie os arquivos “Sistema Solar-MDF-3mm” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.

Importante: Os desenhos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem nesse programa. 

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. 

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (Sistema Solar-MDF-3mm.pdf) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, ou mesmo realizar o corte em MDF com algum marceneiro.  

  • Passo 2: Para cortar os pinos e o trilho, faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Vetor Laser_Sistema Solar” e envie os arquivos “Sistema Solar-MDF-3mm” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.
  • Passo 3: Todas as chapas cortadas possuem o mesmo tamanho. Coloque a base lisa porbaixo, monte a parte com os trilhos maiores por cima da base. Encaixe nesses trilhos as bases dos planetas que você colou no passo 2.
  • Passo 4: Por cima de tudo, coloque a chapa com os trilhos menores. As rodinhas ficarão presas e podem ser arrastadas pelos trilhos. Os pinos quadrados serão os suportes dos planetas impressos em 3D.

Confeccionando os planetas na impressora 3D

  • Passo 5: Nos MOLDES, abra a pasta “IMPRESSÃO 3D” e faça o download dos desenhos dos planetas. Envie os arquivos para uma impressora 3D e faça a impressão. Os planetas serão impressos em duas metades. Então, cole as duas partes após a impressão. 

Importante: Os arquivos estão no formato específico para um programa compatível com a impressora 3D e só abrem neste programa. 

Você pode encontrar impressoras 3D para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. 

Caso não tenha acesso a este equipamento, você pode criar desenhos em relevo com materiais variados para utilizar como indicação visual e tátil de cada um dos planetas do sistema solar.

  • Passo 6: Com a base e trilhos montados e os planetas prontos, apenas encaixe os planetas nos pinos.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o Sistema Solar interativo com seus estudantes na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.

Precisa de ajuda?

Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital.

Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais. Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto.

Google Sketchup
O que é: software de criação de modelos em 3D no computador. Aprenda a usar o Google Sketchup em um tutorial de texto e no curso básico em vídeo.

Blender
O que é: programa de computador para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros. Aprenda a usar o Blender em um tutorial de texto no curso básico em vídeo ou no curso essencial em vídeo.

Arduino
O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++. Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.

Deixe um comentário