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Mesmo em modo remoto, é possível singularizar recursos pedagógicos

Neste momento, em que a volta às aulas presenciais foi novamente posta em cheque, é necessário dar visibilidade a ações educacionais que se mostraram efetivas no período de isolamento social. Como exemplo, temos os recursos criados por participantes da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis.

O curso foi redesenhado para o formato remoto, e os educadores se reinventaram com o que tinham à sua disposição. Além de terem criado materiais multissensoriais inovadores e que alcançaram os objetivos de aprendizagem planejados, os educadores desenvolveram fortes laços de colaboração.

Sejam quais forem os desafios que ainda teremos pela frente, apostar na capacidade criativa, no potencial de protagonismo e na força do trabalho colaborativo é uma estratégia poderosa para que preservemos o percurso de aprendizagem de cada estudante, sem deixar ninguém para trás.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 12/03/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/31uT3NK.

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

©️ Instituto Rodrigo Mendes. Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5. A cópia, distribuição e transmissão dessa obra são livres, sob as seguintes condições: você deve creditar a obra ao seu autor, sendo licenciada pelo Instituto Rodrigo Mendes e DIVERSA.

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