Quem forma o professor para a educação inclusiva?

Para Maria da Paz de Castro, especialista na área, a capacitação ocorre principalmente na prática, por meio do olhar atento para cada estudante e da troca com o próprio aluno e a comunidade escolar

Grupo diverso de professores sentados em cadeiras enfileiradas uma ao lado da outra. Todos aplaudem. Fim da descrição
Professores reunidos em momento formativo promovido pelo Diversa (2018). Crédito: Acervo IRM

Nossa experiência em sala de aula é sempre a “melhor conselheira” quando se trata de pensar sobre alguns temas complexos ou mesmo de enfrentar situações que, em um primeiro momento, podem parecer muito difíceis. Ensinar estudantes com alguma deficiência em nossas escolas é um exemplo bastante claro desse tipo de situação. É sobre isso que vamos conversar agora.  

A formação para a inclusão é um tema muito presente quando se trata de discutir a construção de uma escola que seja para todos, e merece de nossa parte uma reflexão mais abrangente do que costuma acontecer. Não são poucas as vezes em que nós, professores, ao nos depararmos com um aluno que não responde às nossas propostas e intervenções da forma como esperamos e parece não aprender —, saímos em busca de teorias, metodologias e estratégias que possam, de alguma forma, nos dar uma resposta ou até mesmo trazer a solução para os impasses que enfrentamos no dia a dia com essas crianças.  

Se, por um lado, é certo que não faltam cursos, textos e propostas metodológicas que nos ofereçam alguma contribuição nesse sentido, por outro, ocorre também de, ao final do dia, depois de uma jornada cheia de dúvidas e tentativas, nos encontrarmos desanimados, sem confiança, desacreditados de nosso saber e nossa competência docente. Nesses momentos, nos sentimos sozinhos, muito sozinhos. Talvez essa solidão possa doer um pouco menos se pensarmos que, apesar de sozinhos, somos muitos (na verdade, somos todos), e existe, na sala ao lado ou no andar de cima, um colega que se sente exatamente da mesma maneira e pode contribuir de forma grandiosa com nossa formação, e vice-versa. 

A educação não é algo que se faz sozinho, e a educação inclusiva, menos ainda. É preciso que nossas angústias e dúvidas possam ser faladas, ouvidas e circuladas pela escola, transformando aquilo que parece ser da ordem do impossível em algo que pode ser enfrentado, e enfrentado coletivamente. Ainda que as ideias, tentativas e novas propostas possam demorar a aparecer, a sensação de poder falar, ouvir, compartilhar e errar sem julgamentos pode nos libertar e dar início a um processo (sim, formativo) bastante profícuo para toda a comunidade escolar.  

Seguem aqui algumas delas, que podem nos ajudar. Antes de mais nada, não podemos esquecer que estamos diante de um desafio nada fácil. Essas crianças chegaram à escola há pouco tempo e, por isso, nos colocam em situações ainda pouco familiares para nós, que sabemos pouco sobre elas. Conhecê-las seria um primeiro passo, e isso nós sabemos que não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso topar um jogo desconhecido no qual nossos conhecimentos científicos não nos ajudam muito. Será necessário reconhecer e legitimar a ideia de que ali existe um estilo de aprender singular e ainda desconhecido, e que teremos de rever nossa prática (que sempre deu tão certo), investigar nossa maneira de ensinar, renunciar a muitas de nossas certezas, construir novas ideias etc.  

É comum, a partir do anúncio da presença de um estudante com deficiência em nossas salas de aula, virem à tona muitas ideias advindas de pressupostos médicos, concepções pré-determinadas, laudos taxativos e até da mídia,nos trazendo angústia, medo e mais uma série de sensações. É importante que essas ideias não sejam legitimadas pela equipe gestora da escola e que, antes de ouvir o que costuma ser dito sobre as crianças e estudantes que estamos para receber em nossas classes, tenhamos a oportunidade de conhecê-los. 

Outra ideia que vai nos acompanhar é a certeza de que não existem receitas e métodos que funcionam para todos da mesma maneira, considerando que estamos diante da tarefa de educar, e isso não se faz sem considerar as características e singularidades de cada um. Existem, sim, princípios, referências teóricas, metodologias e estratégias, todas elas de grande valor e específicas da área da educação (que tanto estudamos) que nos ajudam muito, mas sabemos que cada um dos nossos estudantes, com ou sem deficiência, vai lidar com elas de maneira singular, ou até mesmo recusá-las. Daí a importância de a formação continuada e as discussões a respeito dos impasses que enfrentamos acontecerem, de preferência, na própria escola, e com muita regularidade (leia reportagem sobre como elaborar um calendário formativo). Esses são momentos em que se faz possível, coletivamente, construir e sustentar um olhar crítico e generoso e buscar alternativas viáveis para os desafios que surgem na sala de aula e na escola como um todo. 

Reconhecer a singularidade como cada um aprende e enfrenta os desafios que são oferecidos não significa, porém, que teremos de “inventar a roda” toda vez que um aluno com deficiência chegar à escola. É aí que entra um de nossos mais preciosos recursos e que, muitas vezes, não recebe de nós mesmos a atenção merecida e não tem seu valor considerado. Trata-se da nossa experiência em sala de aula como profissionais da educação que somos, e tudo que já fizemos ao longo de nossa carreira: as dúvidas que já tivemos em relação à aprendizagem de qualquer estudante, as estratégias que criamos em cima da hora para dar conta de um problema, as atividades que preparamos em determinadas ocasiões, as conversas que travamos com nossos alunos, as flexibilizações que já fizemos em outros anos, além de tudo que estudamos para merecer o lugar de professores, independentemente de estarmos lidando com alunos público-alvo da educação especial ou não.  

Professor como especialista em estudante

Educação inclusiva é um assunto da educação e, portanto, somos nós, educadores que podemos nos autorizar a tomar decisões, arriscar novas ações, tentar, errar e começar tudo de novo. Nenhum especialista de qualquer outra área pode nos dizer o que fazer com nossos pequenos estudantes, ainda que traga consigo um saber “importante” a respeito de uma síndrome, uma deficiência, uma metodologia ou o que quer que seja. Nossa especialidade é o aluno, e é disso que precisamos. Não podemos esquecer também que quem vai nos mostrar o que ensinar, como ensinar e até onde podemos ir com cada um é o próprio cada um.  

É importante delimitar nossas expectativas, adequar nossas metas e avaliar (não só a aprendizagem, mas também nossas intervenções) sempre considerando o estudante que chegou em nossa sala em relação a ele mesmo, e nunca a partir do que é esperado para determinada série. Muitas vezes é essa expectativa gigantesca e desmedida que nos traz a sensação de não saber o que fazer ou de estar sempre errando. É muito comum que pensamentos do tipo “ele já está no quarto ano e eu não consegui alfabetizá-lo” ou “já vai para o primeiro ano e nem reconhece as letras do nome” nos assaltem e nos tragam a sensação de fracasso, nos afastando de um reconhecimento fundamental do que foi efetivamente feito e dos avanços mostrados pelo estudante.                     

Essas são considerações que, mesmo não nos trazendo as soluções que tanto buscamos e os resultados que achamos por bem alcançar, nos oferecem um panorama real das verdadeiras dificuldades a serem enfrentadas e das muitas possibilidades de trabalho existentes. 

Ocorre, porém, que nem sempre a ideia do não saber/não sabemos é aceita e pactuada pela comunidade docente da escola. Esse, sim, costuma ser um verdadeiro impasse e um obstáculo gigantesco para o desenvolvimento do trabalho dos professores e para o crescimento e a sustentação da escola que desejamos para todos. Nesse momento, o papel da equipe gestora é fundamental e definitivo. É ela a responsável por instaurar no ambiente escolar um clima de aprendizagem coletiva e mútua, abrindo espaço para todos compartilharem dúvidas e trocarem experiências (muitas vezes quem mais nos ajuda a lidar com um aluno é o “professor do ano passado”). A gestão deve autorizar a todos o uso da palavra, independentemente de formações e/ou experiências. E mais que isso: deve garantir a todos e a cada um o direito ao “não julgamento”.       

Como reflexões finais (mas não conclusivas) ficam aqui duas ideias: a primeira diz da sensação de nada saber e de não ter formação para lidar com os estudantes com deficiência. De acreditar ser necessário um longo processo de estudos formais para atingir um fim que é lidar com esses alunos. Vamos tentar pensar diferente, quase ao contrário? Encontrar essas crianças na escola e trabalhar com elas são ações que, essas sim, cumprem o papel de “meios” para se se atingir um “fim” (que nunca chega): formar-se para ensinar a todos.  

A segunda ideia que deixo aqui diz respeito à pergunta presente no título deste texto: quem forma o professor para a educação inclusiva? Deixo aqui minha opinião: são os estudantes (ao nos colocarem questões assim que nos deparamos com eles), a comunidade escolar (por meio do debate e da reflexão de que todos são corresponsáveis por todos e cada aluno) e obviamente, ele mesmo, sua excelência, o professor.

Esperamos as novas respostas, talvez não aqui, mas na escola.   

Sobre a autora

Maria da Paz de Castro Nunes Pereira (Gunga) é professora polivalente por formação há 30 anos, especialista em educação inclusiva, orientadora educacional, pedagógica e de práticas inclusivas, e formadora em Educação em Direitos Humanos e alfabetização. Atualmente, é assessora e formadora da área de Educação Inclusiva e Educação em Direitos Humanos em escolas da cidade de São Paulo e outros estados, selecionadora do Prêmio Educador Nota 10 e parceira do Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida. 


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Comentário

  • Deve ser ele próprio, um professor que busca constantemente aprimorar-se deve ser um elo essencial dentro da escola, não apenas em termos de sua formação, mas também em relação ao seu carisma, empatia e sensibilidade para com as questões dos alunos da educação inclusiva, tanto no ensino comum quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de prestar assistência às famílias desses estudantes.

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