O autismo, seu espectro e a escola

Nos anos 1940, os austríacos Leo Kanner e Hans Asperger produziram estudos que iniciaram a base do que se conhece sobre o autismo. O tema passou a ser vastamente investigado por inúmeros pesquisadores, como o neurologista inglês Oliver Sacks, que trouxe uma abordagem literária em obras que se tornaram populares. Mais recentemente, essa especificidade evoluiu para o conceito de um espectro que contempla diversas nuances e tipos de características.

Graças ao amadurecimento do campo da Educação Especial, hoje pensada internacionalmente numa perspectiva inclusiva, alunos com TEA estão frequentando as escolas comuns e desfrutando do insubstituível benefício de conviver com outras crianças e adolescentes. É claro que essa participação, viabilizada pelas políticas de inclusão escolar, envolve uma importante complexidade. Não basta abrirmos as portas da escola e garantirmos a matrícula. Um amplo conjunto de estratégias se faz necessário.

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Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 23/07/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3rMWT13.

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

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