Levou mais de 20 anos, mas Sobral chegou lá

Ao visitar a escola Maria Dias Ibiapina, em Sobral (CE), ficou explícito o conjunto de fatores responsáveis por fazer com que o município apresente avanços quanto à qualidade da educação pública oferecida à sua população.

Além das salas de aula e espaços de convívio, a escola possui uma sala maker. E perseguir a aprendizagem de todos é um mantra que está implícito na cultura da instituição.

Algumas das preocupações da escola são garantir a frequência e a assiduidade dos estudantes e monitorar a aprendizagem. E, ainda, reunir os professores para discutir o desenvolvimento das turmas, construir estratégias pedagógicas e ampliar seu conhecimento por meio de formações e troca de experiência.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 10/12/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3IIXZmm.

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

©️ Instituto Rodrigo Mendes. Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5. A cópia, distribuição e transmissão dessa obra são livres, sob as seguintes condições: você deve creditar a obra ao seu autor, sendo licenciada por Instituto Rodrigo Mendes e DIVERSA.

Deixe um comentário