Expressivos avanços da Base Nacional Comum Curricular

Mesmo com a pandemia, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está evoluindo. Em pesquisa do Datafolha, 90% dos professores concordam que a BNCC tem sido uma referência para mapear os conteúdos mais centrais nessa fase de pandemia e 89% disseram que esse instrumento ajuda a diagnosticar a aprendizagem dos alunos.

Mesmo com essa positiva percepção revelada pela pesquisa e do significativo avanço no processo de homologação dos currículos já representarem conquistas muito valiosas, ainda há inúmeros desafios relacionados à almejada melhoria da qualidade da educação para todos. Contudo, os resultados obtidos até hoje representam mais um exemplo de que, juntos, avançaremos na concretização do sonho de um país que se destaque pela qualidade de seu ensino.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 16/04/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3gBzNqF.

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

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