Formação continuada: potente alavanca para a inclusão escolar

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada pela Fundação Lemann, mostrou que 70% das professoras e professores brasileiros concordam que a escolarização de crianças com deficiência junto às demais, em classes inclusivas, beneficia a todos.

O levantamento também revelou que 40% dos docentes não têm formação sobre esse tema. Outros estudos feitos nos últimos anos sinalizaram que, apesar de as educadoras e educadores estarem dispostos a receber esses estudantes nas salas de aula em que lecionam, eles se sentem inseguros diante da falta de conhecimento.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 17/06/2022, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3nKB4Oa. 

Rodrigo Hübner Mendes escreve sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso à educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há mais de 25 anos, fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

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