Dúvidas sobre a educação de alunos com deficiência são legítimas

A nova Política de Educação Especial, lançada recentemente por decreto do Governo Federal, levantou questões sobre a matrícula de estudantes com deficiência em escolas especiais. Embora palpáveis, os dilemas dos familiares e responsáveis sobre o tema devem ser resolvidos a partir do entendimento dos benefícios de uma escola inclusiva aos estudantes: toda pessoa é acolhida e usufrui do direito à aprendizagem. Isso não significa que estudantes com deficiência não recebam apoios especializados.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 09/10/2020, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3j6Di5K.

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

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