Com cardápio acessível, escola ensina diferentes formas de comunicação

Ao apresentar alimentos por meio de imagens, textos e Libras, EMEI Nelson Mandela contempla maneiras diversas de aprendizagem e estimula reflexões sobre inclusão

Quatro crianças estão agachadas no refeitório de uma escola, ao lado da professora, que também está agachada e segura uma menina com Síndrome de Down em seu colo. Todos sorriem em frente a um painel com a imagem de diversos alimentos, o nome desse alimento escrito em português e o sinal correspondente na Língua Brasileira de Sinais. Fim da descrição.
Professora Marina e algumas das crianças da turma Marta em frente ao cardápio da hora do lanche. Crédito: Rosi Rico

O horário das refeições pode ser um momento rico para promover várias aprendizagens, como o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, a construção de autonomia da criança no cuidado de si mesma e a ampliação de vocabulário, entre outras. Por isso, ele pode entrar no planejamento dos professores por meio da preparação de atividades que trabalhem esses pontos de maneira intencional. Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nelson Mandela, em São Paulo (SP), a professora Marina Basques, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolveu o projeto “Cardápio para todos”, no qual a acessibilidade é a questão central da proposta. 

A ideia é, diariamente, apresentar às crianças qual refeição será servida em um painel com a imagem de cada alimento, o nome desse alimento escrito em português (com fonte ampliada e contraste) e o sinal correspondente na Língua Brasileira de Sinais (Libras).  

Para montar o painel, Marina utilizou parte do material disponibilizado pelo Instituto Mais Diferenças: 60 imagens de alimentos, com os nomes em português, espanhol, francês e inglês, a transcrição de tudo em braille e os sinais correspondentes em Libras. Além de imprimir o material que já estava pronto, a professora convidou as crianças de uma das turmas de pré-escola para escrever as plaquinhas com as palavras cardápio”, almoço” e lanche” Ela também as incentivou a desenhar alguns alimentos presentes com frequência na merenda.  

A proposta contempla pontos que fortalecem uma educação inclusiva. Um dos principais é seguir os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), cuja finalidade é elaborar práticas pedagógicas que permitam o acesso ao currículo, a participação e o pleno desenvolvimento do potencial de todos os alunos, indiscriminadamente. São eles: proporcionar vários meios de representação, de ação e expressão e de engajamentos para, com a variedade de estratégias, possibilitar que todos aprendam, independentemente de suas características e formas de aprendizagem.  

“Nesse projeto, o cardápio está sendo representado de diferentes formas imagem, Libras e escrito em português , o que corresponde ao primeiro princípio”, explica Rosana Kelly Baldan, mestre em educação inclusiva e especialista em DUA. “A participação das crianças ao desenhar e escrever as placas as colocou em ação de maneiras diferentes. E elas também são estimuladas a refletir a respeito do significado das imagens, palavras e sinais, da importância de saber o que vão comer etc.”, continua. “Qual o resultado de tudo isso? Você tem crianças engenhosas, conhecedoras e motivadas. Para ser efetiva, a aprendizagem tem de fazer sentido para cada um.” 

Atenção ao interesse das crianças  

Na EMEI Nelson Mandela, o cardápio foi implementado a partir de um conjunto de situações. Uma delas foi o trabalho das professoras Tathiana Gonçalves, Elaine Cristina dos Santos e Paola Julião Bastos de Oliveira, que atuam como regentes na turma que fez os desenhos com Marina. “Em uma das atividades, apresentei um vídeo com intérprete de Libras, e as crianças ficaram curiosas. Ao explicar que era a língua utilizada na comunicação de pessoas surdas no Brasil, elas tiveram vontade de aprender sobre os sinais. Nisso, comecei a trazer para a rotina um pouco do conhecimento que eu tinha, fazendo os gestos e colocando o alfabeto em português e em Libras na sala”, conta Tathiana. “Eles adoram aprender coisas novas, e essa oportunidade foi importantíssima para incluir a temática da pessoa com deficiência em nossa rotina”, completa. 

Foi nessa mesma época, no início do segundo semestre de 2023, que Marina assumiu o cargo de professora do AEE. Ela já contava com uma especialização em educação inclusiva e participou de uma formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo antes de iniciar o trabalho. Foi nessa oportunidade que teve contato com o material disponibilizado pelo Instituto Mais Diferenças. 

Marina conta que, ao saber do trabalho que vinha sendo desenvolvido por Tathiana e as demais professoras e do interesse das crianças, teve a ideia de desenvolver o cardápio com a mesma turma.  

Vale pontuar que a escola não tem nenhuma criança surda. Na EMEI, em 2023, o público-alvo da educação especial era composto por três crianças, sendo uma com Síndrome de Down presente no grupo da professora Tathiana e duas com paralisia cerebral e que utilizam cadeiras de roda. Ao analisar esse contexto, Rosana comenta que o movimento da instituição de ensino de implementar um material acessível, sem ter um público que realmente precise daqueles recursos, é algo que ajuda a mostrar o que fato é o DUA.  

“O DUA precisa ser desmistificado. Não é só para pessoas com deficiência ou questões de acessibilidade. Ele é para um currículo acessível e equitativo, que abranja todas as formas de ensinar. O seu conceito preza por atender todas as individualidades dos estudantes. No caso da [escola] Nelson Mandela, ele atende os princípios não só por ser acessível, mas por permitir que todos possam aprender de diferentes formas”, explica a especialista.  

Uma professora está agachada e, sorrindo, interage com uma criança com Síndrome de Down. As duas fazem o sinal de Libras para a palavra suco. Ao lado delas, outras quatro crianças, de costas, observam as informações de um painel com a imagem de diversos alimentos, o nome desse alimento escrito em português e o sinal correspondente na Língua Brasileira de Sinais. Fim da descrição.
Hadassa e a professora Marina fazem o sinal de Libras para a palavra “suco”, enquanto colegas observam o cardápio do dia. Crédito: Rosi Rico

Conhecimento compartilhado com todas as turmas 

“Depois de montado, no horário do almoço, todas as crianças da escola podem consultar o cardápio para saber o que irão comer naquele dia. Mesmo sem saber ler, elas conseguem identificar o alimento por meio das imagens e dos símbolos em Libras, que, no caso da turma de Tathiana, aprenderam com a professora regente”, conta Marina. O relato demonstra a importância de apostar na construção de ambientes alfabetizadores, sobretudo na educação infantil, pois promove o contato das crianças com a cultura escrita, o que favorece o processo de alfabetização que deve se efetivar nos primeiros anos do ensino fundamental. 

A professora comenta que, nos primeiros dias em que o cardápio estava exposto no refeitório, as crianças das outras seis turmas ficaram curiosas e interessadas em saber do que se tratava. Marina, então, trabalhou o conceito do material com os demais grupos, uma vez que, como AEE, pode circular pela instituição e realizar atividades em parceria com todas as professoras regentes.  

Com esse contato direto com todas as crianças, Marina traz a percepção sobre o impacto e a aprendizagem delas na experiência com o cardápio. “Elas aprenderam, por exemplo, que todo lugar que oferece refeições terá um cardápio. Antes, não entendiam qual era a função daquele papel com um monte de letrinhas. Elas também sabem que as pessoas surdas ou com qualquer outra deficiência têm direito a acessar as mesmas informações em qualquer lugar que estejam”, explica.  

A atividade estimulou também reflexões a respeito de outras situações. “Por exemplo, temos uma criança que usa cadeira de rodas, e a turma, quando estamos planejando algum passeio, já pergunta se vai dar para essa criança ir aos espaços, se o local tem elevador ou rampa. O cardápio acabou estimulando o ensino sobre direitos”, comenta Marina.  

Para Rosana, a iniciativa está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao colocar as crianças para participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem e ao garantir que todas, sem exceção, possam usufruir dessa ferramenta de ensino.  

“A proposta também permite expandir os horizontes das crianças. Para muitas, as atividades na EMEI são o primeiro contato real com o alfabeto e a cultura letrada em que vivemos. Começar essa experiência tendo acesso à Libras e, portanto, sabendo que há pessoas que utilizam diferentes formas de comunicação para se relacionar, ajuda a ampliar a visão de mundo dessas crianças”, explica Rosana. 

Tathiana concorda e completa: “Essa geração está mais inserida no mundo globalizado e compreende a existência de outros idiomas. Quando descobriram que existia Libras, o interesse aumentou gradativamente e, com muito entusiasmo, elas foram perguntando sobre mais palavras e frases e sobre quem são as pessoas que fazem uso delas”. Para a professora, quanto mais novas as crianças, mais receptivas elas são quando se trata de inclusão. “Elas levantam dúvidas de como devem proceder e observam como cada adulto age para depois reproduzir [esse comportamento]. As minhas vivências me mostraram que, quando abordamos a temática com naturalidade e respeito, as respostas das crianças são positivas e acolhedoras.” 

Os pequenos confirmam. “Eu adorei ajudar a montar o cardápio. Ali tem o meu desenho e todo mundo vê”, conta Letícia, de cinco anos. Da mesma forma, sua colega Alice diz, empolgada: “Eu adoro a minha escola. O cardápio é muito legal. Aprendi Libras e já consegui, com a ajuda de um adulto, me comunicar um pouco com uma pessoa que não escuta”. 

Uma menina de cabelos longos e amarrados faz o sinal da letra “i” em frente a um alfabeto em português e Libras disposto na parede da sala de aula. Fim da descrição.
Criança faz o sinal da letra “l”. Na sala da professora Tathiana, o alfabeto em português e em Libras é colocado na parede como referência para a turma. Crédito: Luan Brito

Inclusão como princípio norteador  

A professora Marina destaca que a escola, por meio de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), pensa a inclusão de forma mais ampla há anos. A instituição tem uma proposta de valorização da diversidade e de construção de uma gestão democrática. Em 2016, após mobilização de gestores, professores e da comunidade escolar, conseguiram mudar o nome da escola para homenagear o líder da luta contra o apartheid na África do Sul. Antes, o homenageado era um general que lutou na Guerra do Paraguai. A escolha reflete o trabalho por uma educação antirracista.  

Uma das maneiras de valorizar a diversidade é trabalhar com referências. Cada turma recebe o nome de uma personalidade. A da professora Tathiana é Marta, em homenagem à brasileira eleita seis vezes melhor jogadora de futebol do mundo e que luta pelos direitos das mulheres. “Eu sei a história da Marta e tudo que ela faz”, conta a pequena Alice, ao mostrar um painel com fotos da atleta.  

“Há outra [turma] batizada de Laíssa Guerreira, por causa da atleta paralímpica, jogadora de bocha, bailarina e que usa cadeira de rodas. A própria Laíssa veio até a escola para falar com as crianças e contar sua história”, relembra Marina. Depois, o grupo participou de uma roda de conversa em que as crianças puderam fazer comentários e contar o que aprenderam. “Apostamos muito nas histórias de vida para apresentar essas pessoas enquanto potência. É também uma maneira de abordar a inclusão”, completa a professora. 

Quadro de fundo azul, feito de papel camurça, com diversos desenhos feitos por crianças da Educação Infantil. Ao centro, em uma moldura vermelha, há uma foto da atleta paraolímpica Laíssa Guerreira. Ela está em uma cadeira de rodas e segura uma bola com uma das mãos. Na parte inferior do quadro, está o nome Laíssa na cor amarela. Fim da descrição
Desenhos das crianças ajudam a identificar a sala Laíssa: nome é homenagem à atleta paralímpica. Crédito: Rosi Rico

Marina destaca que o sucesso das iniciativas realizadas pela escola é resultado do trabalho colaborativo. No projeto do cardápio, por exemplo, as pessoas responsáveis pela alimentação foram essenciais, pois são elas que fornecem as informações para atualizar o painel todo dia. “Às vezes chego de manhã e estou com muito trabalho, e elas vêm me cobrar se não vou colocar o cardápio. Elas se tornaram referência para as crianças. O cardápio ajudou nessa relação”, afirma a professora do AEE. Ela complementa: “Temos um princípio em nosso PPP no qual consideramos todos os adultos da escola como educadores, não só professores e gestores. Buscamos conhecer a história de vida de cada um e convidamos os funcionários para participar de rodas de conversa e formações. Até por isso, em várias situações didáticas, os convidamos para estarem conosco”. 

No caso da relação entre professor regente e professor do AEE o trabalho colaborativo é essencial. Segundo Tathiane, a presença da especialista em inclusão em sala de aula muda a forma de observar e planejar todos os contextos pedagógicos. “O papel do AEE é de suma importância para que ocorra de fato uma inclusão de qualidade e com potência. É fundamental para o desenvolvimento do meu trabalho pedagógico, enquanto educadora regente, e, acima de tudo, para as crianças e famílias assistidas.” 

Rosana considera o trabalho da EMEI Nelson Mandela como um exemplo a ser seguido por educadores e gestores. “Todo mundo que está envolvido no contato da criança com a escola tem a responsabilidade de ensinar. Isso significa que até a pessoa que faz o transporte dos pequenos de casa para escola é um educador. Um bom gestor tem de pensar nos espaços de formação para todas as pessoas da equipe escolar.” 

Vencendo medos para incluir 

Apesar da boa iniciativa realizada, o processo de implementação do cardápio precisou superar uma barreira para dar certo. Ao relembrar o início do projeto, Marina conta que algumas pessoas, por mais que quisessem participar, não se sentiram à vontade para apresentar o material às crianças por não saber Libras. 

“Eu também não sou fluente em Libras. Por isso, comecei por um material que me colocasse em um lugar seguro para trabalhar”, conta Marina. “Fomos aprendendo dia a dia o que era necessário para falar de inclusão. As formações em serviço e o diálogo com a equipe são fundamentais para isso dar certo. Estou construindo com as professoras a ideia de que temos de perder o medo. Precisamos ler, nos capacitar e arriscar”, completa. 

Ao avaliar a educação inclusiva no país, Rosana aponta um dos motivos que causa insegurança nos educadores quanto ao tema. “Temos um déficit na formação inicial em relação à diversidade e à inclusão. Por conta disso, o currículo continua limitado”, afirma. “Quando vemos o trabalho da escola Nelson Mandela, vemos um movimento de formação contínua. Eles tratam de questões sociais e atuais, discutem, chamam pessoas e parceiros para ampliar a visão de mundo. Todos nós precisamos ampliar nossa visão de mundo, pois estamos trabalhando com seres sociais, com sujeitos de direitos. O educador precisa estar aberto a se formar o tempo todo. O indivíduo se desenvolve socialmente.” 

Essa realidade comentada pela especialista fica evidente ao verificar o cenário das formações continuadas em educação especial no Brasil. De acordo com o Painel de Indicadores da Educação Especial, em 2022, 94,2% dos professores regentes da educação básica não tinham formação no tema. Já entre os professores do AEE esse número é de 55,7%. 

Questionada sobre como mudar esse cenário, a especialista aponta que a gestão é primordial. “Para o professor ter interesse, ele precisa de acesso a boas práticas. A gestão precisa levar isso até ele. Uma boa gestão tem de ser democrática, com coordenadores pedagógicos que entendam o seu papel formador. Pelo acúmulo de trabalho, com dois ou mais cargos, os professores não conseguem tempo para estudar em casa. É preciso que as formações ocorram em serviço, na própria instituição. A troca de saberes é um momento importante também para que cada educador possa partilhar experiências e angústias e melhorar a própria prática pedagógica.” 

 

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