Painel que emite sons dos animais enriquece aula de contação de histórias

Meu nome é Talita Regados de Sousa e sou professora dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Che Guevara, em Mesquita (RJ). Durante uma aula no 2º ano, utilizei o material pedagógico Painel de nomes e sons dos animais — um quadro interativo com recursos em português, em braille e em Língua brasileira de sinais (Libras) que emite o som de uma série de bichos.

O recurso, feito com peças de um brinquedo antigo, foi usado em uma contação de histórias numa turma de 10 crianças, incluindo uma com deficiência intelectual. Veja como foi a atividade:

 

Engajamento dos alunos

O painel foi usado junto com o livro “Bichos e Bichoutros”, que usa rimas para falar da fauna. Após a leitura, usei o material para mostrar às crianças o som dos animais que haviam sido trabalhados na obra.

Este foi um dos meus objetivos: aproveitar o recurso e sua diversidade de elementos, como o braille, a Libras, as cores, os sons e as letras para estimular e facilitar o aprendizado por outras vias que não a tradicional aula expositiva.

+ Aprenda a fazer o material pedagógico

Foi possível trabalhar leitura, letra inicial e letra final, som inicial, som final e cores. Todos os alunos se engajaram na atividade. O garoto com deficiência intelectual manuseou o Painel de nomes e sons dos animais e demonstrou muito interesse.

Deixe um comentário