Painel de nomes e sons dos animais

O Painel de nomes e sons dos animais é um material pedagógico acessível feito com peças de um brinquedo antigo que emite o som de uma série de bichos. O recurso conta com elementos em português escrito, em braille e em Língua brasileira de sinais (Libras).

Articulação com a Base nacional comum curricular

Na Escola Municipal Che Guevara, a professora Talita Regados de Souza usou o painel durante uma atividade de contação de histórias em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Cerca de 10 crianças participaram da aula, incluindo um garoto com deficiência intelectual.

O material pedagógico foi usado junto com um livro que usa rimas para falar da fauna. Após a leitura, a docente usou o painel para mostrar às crianças o som dos animais que haviam sido tratados na obra. A atividade teve como objetivo trabalhar leitura, letra inicial e letra final e som inicial e som final.

Considerando a atividade desenvolvida por Talita e outras possibilidades de uso na escola, o Painel de nomes e sons dos animais pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Língua portuguesa – 1º e 2º ano do ensino fundamental

Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objeto de conhecimento Construção do sistema alfabético
Habilidade (EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

Por trazer múltiplas formas de apresentação da informação, engajar os estudantes, aproximar o componente curricular a exemplos da vida cotidiana e acionar conhecimentos prévios, a atividade com o uso do material pedagógico dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem.

Deixe um comentário