O que você vai precisar
Materiais
- 1 placa de papelão;
- Colchetes metálicos;
- Etiquetas transparentes;
- Pasta transparente;
- 2 m de fio preto;
- 2 m de fio vermelho;
- 1 bateria 3 V;
- 1 suporte de bateria 3 V;
- 6 LEDs;
- 12 ímãs pequenos;
- Papel alumínio;
- Cola.
Ferramentas e utensílios
- Tesoura;
- Reglete e punção;
- Estilete;
- Furador.
Construindo o boneco
- Passo 1: Faça download do MOLDE e o use para contornar o boneco em dois pedaços de papelão diferentes. Você deverá produzir duas peças de cada uma das seguintes partes: cabeça, pescoço, antebraço, braços, mãos, coxas, pernas e pés.
- Passo 2: Fure as peças do boneco. Encaixe umas nas outras usando os colchetes metálicos. Isso fará o boneco ser articulado.
Fazendo o circuito
Importante: a seguir, você irá construir a parte elétrica do material pedagógico. Caso seja necessário, consulte os tutoriais para aprender a fazer e a soldar circuitos eletrônicos básicos.
- Passo 3: Corte seis pedaços do fio vermelho e 11 pedaços do fio preto. Desencape as duas pontas dos 17 pedaços.
- Passo 4: Conecte os fios vermelhos aos colchetes positivos e os fios pretos aos colchetes negativos, como indicado no MOLDE.
Pegue a ponta do fio preto que está solta e solde na ponta negativa do suporte de bateria. Faça o mesmo com a ponta do fio vermelho.
Coloque a bateria no suporte.
Montando as peças
- Passo 5: Corte as peças de papelão e escreva os nomes das partes do corpo. Considere uma para a cabeça, uma para o tronco e quatro para os membros.
Cole etiquetas com os nomes das partes do corpo em tinta e em braille. Insira um LED em cada uma das peças.
- Passo 6: Coloque um ímã em cada ponta da peça. Ele deve ser atraído e encaixar no colchete metálico do boneco.
Para fechar o circuito e garantir o contato para os LEDs, ligue com papel alumínio a ponta positiva do LED a um dos ímãs e a ponta negativa ao outro.
Agora é só usar!
Seu material pedagógico acessível está pronto. Quando as placas com os nomes das partes do corpo forem encaixadas nos lugares corretos, as luzes se acenderão. Aproveite o Boneco articulado com seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.