Alunos têm aula sobre sustentação do corpo com boneco feito de palitos

Um dos principais desafios da Escola Municipal Anton Dworsak, onde sou professora do atendimento educacional especializado (AEE), é oferecer os conteúdos de uma forma atrativa e acessível às crianças. Outra dificuldade da unidade localizada em Duque de Caxias (RJ) é produzir recursos que apoiem e qualifiquem essa aprendizagem com os poucos recursos que temos. Nesse sentido, planejei o uso de um material pedagógico concreto de fácil construção, chamado Experimento sobre a sustentação do corpo. O recurso foi utilizado em uma turma regular do 3º ano do ensino fundamental onde estuda um dos alunos com autismo que atendo na sala de recursos multifuncionais (SRM).

Este vídeo conta com legendas em português (ativadas na barra do player)

O Experimento sobre a sustentação do corpo é feito com materiais simples como palitos, pedaços de massinha e uma espiral plástica. Primeiro, tivemos uma aula expositiva em que trabalhamos com livros, cartazes e gravuras. Apresentei uma imagem do esqueleto humano e falamos sobre a estrutura óssea, com quantos ossos nascemos, que com o crescimento alguns ossos se unificam etc. Depois, os estudantes manipularam o recurso. Eles ficaram fascinados com o bonequinho e discutimos como ele ficava em pé.

O interesse dos alunos

As áreas do conhecimento trabalhadas foram as ciências naturais, por tratar da parte anatômica do corpo. O resultado do uso do Experimento sobre a sustentação do corpo foi bem positivo. As crianças participaram com interesse e manusearam o material com paciência. O estudante com autismo participou de toda a atividade, manuseando o material e interagindo com os colegas.

+ Saiba como construir o Experimento sobre a sustentação do corpo

O melhor da experiência foi ver como as crianças se interessaram por ciências. Elas fizeram diversas associações com a vida delas. Um aluno disse: “Ih, é! Uma vez meu tio quebrou o braço”, “Ah! Eu já me machuquei, já quebrei a perna”.

Como o material necessário para produzir o Experimento sobre a sustentação é muito acessível, planejo construi-lo junto com as crianças para apresentá-lo às outras turmas. Talvez até apresentar o recurso em uma feira de ciências.

Deixe um comentário