Formação de materiais pedagógicos acessíveis abre inscrições para 2021

Percurso formativo do Instituto Rodrigo Mendes pretende contemplar representantes de secretarias municipais de educação das cinco regiões do Brasil

As inscrições para o projeto Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) 2021 estão abertas e podem ser realizadas até 01 de março. A formação é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, em parceria com o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.

O objetivo geral da formação é contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de todos estudantes, com e sem deficiência, nas classes comuns.

A proposta parte de uma perspectiva educacional integral e inclusiva, no contexto desafiador da implementação de currículos articulados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Conheça materiais pedagógicos acessíveis construídos pelos educadores nas edições passadas
Jogo do Território
+ Jogo da pirâmide alimentar
+ Tabuleiro de RPG

Edição de 2021 e inscrições

A edição de 2021 contemplará 10 unidades escolares das cinco regiões do Brasil. Os grupos de cada escola serão compostos por um gestor escolar, um professor de sala de aula comum e um do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias municipais de educação, por meio do preenchimento de formulário on-line e do envio de um vídeo de apresentação.

A lista dos munícipios escolhidos será divulgada no dia 19 de março. Todos os detalhes sobre o processo podem ser conferidos no edital.

Saiba mais
Conheça o edital completo

Como funciona a formação

Serão 12 encontros a serem realizados inteiramente a distância, por meio da plataforma de videoconferências  Zoom, entre os meses de abril e agosto de 2021. 

Durante esse período, os cursistas desenvolverão um projeto autoral por escola no Ambiente Virtual de Aprendizado do curso e construirão um Material Pedagógico Acessível utilizando diversas tecnologias.  

A proposta é finalizar a formação com a implementação de um plano de aula a partir da utilização do material.

Experiência compartilhada no DIVERSA

Os educadores que desenvolverem os melhores projetos ainda poderão compartilhar suas experiências no DIVERSA, com a produção de um relato, apresentação do material e tutorial de como construí-lo.

O DIVERSA conta com inúmeros materiais, que podem ser recriados de acordo com a realidade de sua turma e de sua rede. A ideia é inspirar educadores de todo o país a elaborar estratégias pedagógicas inclusivas e acessíveis para toda a classe.

Caso tenha alguma dúvida, é possível encaminhá-la para a equipe do IRM responsável pelo desenvolvimento da formação, pelo e-mail formacao@rm.org.br

 

Em fundo rosa, texto: Inscrições abertas para a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2021. Saiba como se inscrever em: rm.org.br/inscricoes-mpa-2021. Logotipos: IRM e MudaLab. Fim da descrição.

Deixe um comentário