No dia 11 de outubro, comemora-se o Dia da pessoa com deficiência física. O DIVERSA, acredita que todo corpo pode experimental qualquer atividade e, para celebrar a data, separamos dicas e relatos de experiência de educadores que desenvolveram atividades com estudantes com deficiência física que comprovam essa premissa. Confira!
Três atitudes sem as quais a inclusão não acontece
Ex-diretor de escola referência em educação inclusiva nos EUA lista três atitudes para educadores concretizaram a inclusão de alunos com deficiência.
Professora usa receitas e comida para alfabetizar turma de aluna com deficiência física
A professora Milca dos Santos, de Itápolis (SP), encarou o desafio de incluir uma aluna com limitações motoras usando receitas. Quer saber como? Leia no relato de experiência.
O caso da Escola Helena Zanfelici
A educação inclusiva também é uma realidade na educação infantil. Veja como Escola Helena Zanfelici mobilizou a comunidade e o poder público para atender a pequena Izabelly, estudante com paralisia cerebral.
Dança contemporânea explora movimentos de aluno cadeirante
Logo no início de sua carreira, o professor Marcos Antônio Pitanga Costa perguntou a sua sala quem gostaria de participar de um projeto de dança. Para sua surpresa, um estudante cadeirante, com paralisia cerebral, se candidatou. “Nunca havia pensado naquela possibilidade”, confessa o educador. A solução encontrada? Mobilizar a escola para a questão da inclusão e tornar o estudante o protagonista do projeto Cidadão Dançante.
Turma cria esporte inclusivo a partir de potenciais de colega com deficiência física
Para incluir Felipe, estudante com deficiência física, nas aulas de Educação Física, o educador Luiz Gustavo Firmino de Oliveira criou o Felipebol. No jogo, todos os estudantes devem se mover em quatro apoios, modo como o Felipe se locomove. O projeto aconteceu na CIEP Padre Paulo Correia de Sá, no Rio de Janeiro (RJ).