Conferência promove práticas latinoamericanas de educação inclusiva

Evento reunirá mais de 100 especialistas da América Latina para discutir experiências inovadoras que promovem o acesso à educação inclusiva

Nos próximos dia 18 e 19 de novembro, diversas práticas e políticas inovadoras em educação inclusiva serão apresentadas na conferência Zero Project Latin America 2020, sediada em Santigo, no Chile.

O evento é gratuito e reunirá mais de 100 especialistas da América Latina para discutir ações que promovem o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes 

Imagem de divulgação: Em destaque na parte superior: "Zero Project: por um mundo sem barreiras (em inglês). Salve a data: 18 e 19 de novembro de 2020 em Santiago, Chile". Na parte central e inferior da imagem: "Conferência virtual de Zero Project para a América Latina: educação inclusiva (em espanhol). Redes sociais: facebook: ZeroProjectLatam.org e twitter: ZeroProjectLatam.org".
Imagem: divulgação Zero Project

É a primeira vez que a conferência será organizada na América Latina e contará com diferentes iniciativas premiadas na Zero Project Conference 2020, ocorrida em fevereiro na sede das Nações Unidas (ONU), em Viena, e dará ênfase a projetos da região.

Conheça políticas inclusivas premiadas na Zero Project Conference 2020
+ Namíbia busca garantir educação de qualidade com política inclusiva
+ Irlanda promove modelo educacional inclusivo com sete níveis de apoio
+ Estado australiano cria modelo inclusivo para apoiar aprendizagem de todos

Sessões virtuais e acessíveis

Por conta da pandemia da covid-19, a conferência ocorrerá virtualmente em uma plataforma acessível, que incluirá canais de comunicação para interagir com os participantes e expositores.

Os convidados poderão assistir e acompanhar diversas sessões em inglês ou espanhol, bem como explorar exposições e biblioteca virtuais, instâncias de intercâmbio e networking com outros participantes da conferência.

Participação do DIVERSA

O DIVERSA e o Instituto Rodrigo Mendes farão parte do evento com a participação em três exposições. Conheça os temas das sessões na tabela abaixo:

 

Sessão Inovações tecnológicas para uma educação sem barreiras 
Prática Plataforma DIVERSA 
Expositora Lailla Micas, coordenadora do DIVERSA 

 

Sessão Educação não-formal inclusiva 
Prática EAD Portas Abertas para a Inclusão
Expositor Rodrigo Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes

 

Fórum Desafios para uma educação inclusiva: Políticas públicas em resposta à Pandemia da COVID-19 
Expositora Luiza Andrade Corrêa, coordenadora de Advocacy do Instituto Rodrigo Mendes 

Histórico do Zero Project

O Zero Project foi iniciado em 2008 e foca nos direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo. É uma plataforma onde são compartilhadas as soluções mais inovadoras e eficazes para eliminação de barreiras à plena participação de pessoas com deficiência na sociedade.

A missão do projeto é apoiar a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e trabalhar por um mundo sem barreiras.

A cada ano, são identificadas e compartilhadas inovações que melhoram a vida diária e os direitos legais de todas as pessoas com deficiência. Até o momento, mais de 400 iniciativas foram selecionadas.

Reconhecimento de experiências inclusivas

As práticas e políticas premiadas são expostas na Zero Project Conference, realizada anualmente na Sede das Nações Unidas, em Viena, na Áustria. O encontro reúne especialistas e tomadores de decisões internacionais do mundo inteiro, promovendo debate, reflexão e inspiração.

Em 2020, a conferência reconheceu 75 práticas e 11 políticas inovadoras de mais de 54 países. O DIVERSA e o EAD Portas para a Inclusão, formação do Instituto Rodrigo Mendes, foram premiados como ações inovadoras do Brasil, que ao todo teve cinco iniciativas homenageadas.

Conheça práticas reconhecidas na Zero Project Conference 2020
+ Escola na Bélgica incentiva o respeito às diferenças
+ Instituição da Bulgária auxilia a criação de ambientes escolares inclusivos

 

Inscrições para a Zero Project Latin America 2020

As inscrições são abertas e livres para qualquer pessoa com interesse no tema. Para participar da Zero Project Latin America 2020, basta realizar a inscrição aqui.

Deixe um comentário