Programa fornece apoio para escolas garantirem oportunidades para que toda criança desenvolva seu potencial
Dos esforços para acabar com atitudes negativas em relação à educação inclusiva em Sofia, capital da Bulgária, a Association for Shared Learning ELA entendeu que o apoio a gestores escolares e professores é a principal iniciativa. A compreensão destes educadores sobre os benefícios que a inclusão garante a todos, assim como a responsabilidade de cada um nesse processo, é o que viabiliza uma cultura inclusiva nas escolas.
Contudo, para possibilitar a criação de ambientes escolares realmente inclusivos, a instituição notou que, além de desenvolver formação de professores e dar apoio à gestão, precisaria envolver também outros atores da comunidade escolar. Dessa forma, surgiu o programa “One School For All”, ou Uma Escola Para Todos, em português. O programa fornece apoio às escolas trabalhando de forma sistemática as quatro áreas principais da comunidade escolar: a gestão escolar; as práticas em sala de aula; o diálogo com os familiares; e a segurança infantil. O objetivo é garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todas as crianças.
Conheça iniciativas de educação inclusiva em outros países:
+ Estado australiano cria modelo inclusivo para apoiar aprendizagem de todos
+ Um olhar sobre a educação inclusiva em Portugal
Buscando auxiliar no processo de gerir uma educação inclusiva, o programa fornece mentoria para que as próprias escolas liderem mudanças em todos os níveis (culturais, políticos e práticos) da unidade, ajudando na organização de seus processos e recursos e estruturando suas atividades para permitir a construção de um ambiente escolar inclusivo, onde cada estudante possa desenvolver o seu potencial.
Conheça mais sobre o “One School for All” em entrevista exclusiva
+ Mudanças de atitudes geram inclusão escolar na Bulgária
A avaliação do programa demonstra melhorias no entendimento dos educadores sobre educação inclusiva e suas responsabilidades; na confiança dos professores no contato com os familiares; e na abertura dos alunos em relação à diversidade.
O programa “One School For All” foi apresentado e premiado na Zero Project Conference 2020 como prática inovadora em educação inclusiva.