O Painel de votação digital foi idealizado para promover o protagonismo e incentivar o debate entre os estudantes sobre os diferentes pontos de vista acerca de um mesmo tema. A ideia inicial era utilizá-lo como ferramenta para que todos os estudantes fizessem escolhas de personagens, cenários, conflitos e desfechos de histórias, propiciando a construção coletiva de narrativas.
O material é composto por uma caixa de MDF cortada a laser; cinco displays digitais, sendo quatro ligados aos botões de votação e um na lateral para a contagem total; cinco botões e quatro gavetas acrílicas para abrigar os conteúdos a serem votados pelos estudantes (desenhos, pictogramas, palavras etc).
Articulação com a Base nacional comum curricular
Considerando o relato de experiência de educadores do CEU Cidade Dutra e possibilidades de uso em outras escolas, o Painel de votação digital pode ser usado como estratégia pedagógica para estimular os seguintes itens da Base nacional comum curricular (BNCC):
Competência Geral
Competência geral | Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
Língua Portuguesa
Unidade temática | Produção de textos (Escrita compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Escrita autônoma e compartilhada |
Habilidade | (EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto. |
Matemática
Unidade temática | Números |
Objeto de conhecimento | Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100)
Reta numérica |
Habilidade | (EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O Painel de votação digital foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Ele apresenta diferentes meios e modos de engajar os estudantes, acionando conhecimentos prévios.
- Apresentação: A partir da experiência relatada, os conteúdos podem ser trabalhados em forma de imagem e textos (palavras ou frases), além da representação numérica dos votos registrados.
- Interação e expressão: o painel permite que os estudantes interajam diretamente com o material através da escolha pressionando os botões, e podem expressar seus aprendizados através do registro e leitura de histórias produzidas com os elementos mais votados pela turma.
- Motivação e engajamento: a principal forma de motivação e engajamento dos estudantes por meio deste material consiste na construção coletiva de histórias. O painel permite que, coletivamente, os estudantes possam eleger e trabalhar com diferentes elementos de uma história (personagens, lugares, situações etc). Outro atrativo é o desafio criado a partir do resultado da votação que reúne as escolhas da maioria da turma que contribui para o exercício de trabalhos coletivos.