Lata de criação de histórias

A Lata de criação de histórias é um material pedagógico acessível feito a partir de uma lata de tinta usada. O material é customizado para servir de suporte para estudantes colarem elementos de uma narrativa. A lata pode ser usada em atividades colaborativas para recontar contos conhecidos ou para a criação de novas histórias.

O recurso foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar competências e habilidades voltadas à elaboração de narrativas, à escuta de textos, ao reconto oral, à produção textual e ao uso de recursos expressivos de histórias em quadrinhos. Sua produção é de nível fácil e faz uso de recursos de fácil acesso.

Articulação com a Base nacional comum curricular

A Lata de criação de histórias foi usada pela professora Daniele Domingos durante uma aula de língua portuguesa na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no município de Mesquita (RJ). A turma de 2º ano do ensino fundamental era formada por 26 estudantes. Um dos garotos tinha autismo e uma menina, deficiência intelectual. Você pode ler o relato completo da docente sobre a prática no link abaixo do vídeo.

Considerando a atividade desenvolvida pela professora Daniele, a Lata de criação de histórias pode ser usada como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Língua portuguesa – 1º e 2º anos do ensino fundamental

Prática de linguagem Escrita (compartilhada e autônoma)
Objeto de conhecimento Escrita autônoma e compartilhada
Habilidade (EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço)

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

A Lata de criação de histórias é um material pedagógico acessível que dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem nos seguintes aspectos:

  • Apresentação: personagens, cenários e recursos expressivos são produzidos com linhas claras e bem definidas, com marcação em braille.
  • Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos alunos na criação das narrativas, complementando ou substituindo a expressão verbal.
  • Motivação e engajamento: a oportunidade de criação de histórias que acessem o repertório dos estudantes ajuda na motivação e engajamento.

Deixe um comentário