Painel de votação minimiza conflitos e estimula autonomia de estudantes

Material pedagógico desenvolvido por educadores potencializa diversos pontos de vista e possibilita reflexões sobre as singularidades de todas e todos

O projeto Painel de votação digital foi elaborado para os estudantes do 4º ano A do ensino fundamental, ciclo interdisciplinar, do CEU EMEF Cidade Dutra, em São Paulo (SP), em 2018. A classe era formada por 32 alunos, entre 9 e 10 anos de idade. Optamos por este material devido aos inúmeros conflitos observados na turma ao longo do ano. A proposta surgiu da necessidade de debate sobre os diversos pontos de vista acerca de um mesmo tema.

Ao longo da formação, discutimos inúmeras possibilidades de elaboração de materiais. Nosso desejo era elaborar um material pedagógico acessível que estivesse atrelado ao nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), ao Projeto Especial de Ação (PEA) e ao Currículo da Cidade de São Paulo. Percebemos também a necessidade de elaborar um material que priorizasse as relações socioemocionais de nossas e nossos estudantes.

+ Veja como o material do Painel de votação se articula com a Base Nacional Comum Curricular

Desenvolvendo a autonomia dos estudantes

Após a apresentação do material pedagógico acessível desenvolvido, imediatamente os estudantes elencaram diversas sugestões que poderiam ser abordadas como pauta de votação. Na sequência, sugerimos aos alunos uma produção de texto onde estes elegeriam o personagem, o cenário, o conflito e o desfecho. Com base nessa atividade, percebemos grande diversidade nas produções, reflexo da autonomia dos estudantes. Além disso, eles puderam expressar suas emoções e opiniões sobre determinadas situações ou temas, e avaliar seus aprendizados.

Em sala de aula, aluna em pé e de costas para a lousa lê livro apoiado em suas mãos, enquanto os demais alunos a observam sentados nas carteiras. Fim da descrição.

O projeto foi importante, pois nos possibilitou refletir sobre as especificidades e potencialidades de estudantes público-alvo da modalidade da Educação Especial e o quanto os materiais pedagógicos acessíveis podem contribuir para o desenvolvimento de todos, respeitando o desenvolvimento integral dos estudantes e sua atuação na sociedade.

+ Aprenda a fazer o material do Painel de votação

Acreditamos que dificuldades ao longo do processo de formação podem ser minimizadas com um maior envolvimento da gestão pedagógica, tendo em vista que ela promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem, além de fomentar a participação efetiva da comunidade educativa na tomada de decisões com vistas ao desenvolvimento dos alunos e das condições necessárias para o trabalho do professor.

 

Deixe um comentário