Este material pedagógico acessível teve como proposta tornar a experiência de aprendizagem de conteúdos curriculares da Língua Portuguesa em sala de aula interessante e desafiadora, proporcionando maior envolvimento nas atividades de leitura e escrita e criando melhores condições de aprendizagem para todos.
O Baú para contação de histórias é feito em MDF e conta com 14 botões na parte interna. Para cada botão acionado um som é reproduzido no alto-falante. Além disso, a frente do baú foi imantada para fixação de imagens e figuras em papel com apoio de ímãs.
Articulação com a Base nacional comum curricular
Considerando o relato de experiência de educadores da EMEF Olegário Mariano e possibilidades de uso em outras escolas, o Baú de contação de histórias pode ser usado como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades Base nacional comum curricular (BNCC):
Língua Portuguesa
Unidade temática | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objeto de conhecimento | Formas de composição de narrativas |
Habilidade | (EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes. |
Unidade temática | Escrita (Compartilhada e autônoma) |
Objeto de conhecimento | Escrita colaborativa |
Habilidade | (EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto. |
Unidade temática | Oralidade |
Objeto de conhecimento | Variação linguística |
Habilidade | (EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
O Baú de contação de histórias foi confeccionado utilizando o conceito Desenho universal para a aprendizagem (DUA). Para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes, o material utiliza múltiplas formas de apresentar informação, contando com botões de áudio, identificados com pictogramas impressos em 3D, em diferentes formatos e texturas. Engaja e aproxima os estudantes dos conteúdos curriculares, acionando conhecimentos prévios.
- Apresentação: o Baú permite estimular diferentes vias de aprendizagem como visual (cenário e pictograma dos botões), sonora (áudios) e tátil (relevo das teclas), permitindo várias associações e a ampliação das possibilidades de percepção. Este material apresenta os conteúdos em diferentes formatos e linguagens. Além dos recursos sonoros, o uso de figuras e palavras fixadas na parte dianteira do baú estimulam as vias de aprendizagem visuais e textuais.
- Interação e expressão: a interação com o material ocorre principalmente pressionando os botões. Além disso, os estudantes são estimulados a exercitar a criatividade para criar e contar histórias de forma oral e escrita a partir dos áudios do Baú.
- Motivação e engajamento: A participação dos estudantes na escolha dos áudios que seriam tocados no Baú foi a primeira estratégia de engajamento e motivação. A possibilidade de escolher a sequência dos áudios e como articular os respectivos elementos à narrativa foi outra estratégia de motivação dos estudantes.