Síndrome de Down na escola: dicas e práticas de inclusão

A chegada de alunos com Síndrome de Down nas escolas comuns tem gerado muitas dúvidas entre professores, diretores, gestores públicos e familiares. Para esclarecer os mitos e incertezas que marcam a presença desses estudantes nas salas de aula, o DIVERSA selecionou uma série de vídeos e artigos de especialistas sobre o assunto, além relatos de professores que incluíram crianças e adolescentes com a Síndrome e as principais dúvidas da Comunidade DIVERSA sobre o tema. Confira!

Crianças “especiais”?

Este vídeo conta com legendas em português, francês, espanhol e italiano (ativadas pelo player)
Para o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03) deste ano, a ONG italiana CoorDown lançou a campanha #IncludeUsFromTheStart. O vídeo divulgado pela organização conta a história de Lea, garota de 10 anos com Síndrome de Down que quer ir à escola. De modo simples, a animação desconstrói a expressão “especial” e destaca a importância de crianças com e sem deficiência aprenderem juntas.

No site da campanha, a ONG disponibilizou um resumo das evidências de pesquisas educacionais realizadas em todo o mundo. Os estudos mostram como ambientes inclusivos beneficiam a todos. No último ano, a organização propôs uma reflexão sobre a expressão “necessidades especiais”. De forma bem-humorada, a campanha de 2017 mostrou que pessoas com Síndrome de Down, assim como todas outras, têm carências humanas básicas, não “especiais”. Veja o vídeo.

Como ensinar alunos com Síndrome de Down

Ao longo das décadas, as pesquisas também desmitificaram a ideia de que haja uma “receita” para ensinar esses estudantes. Mesmo que duas pessoas apresentem o mesmo diagnóstico, elas podem reagir de modos diferentes a uma mesma intervenção. Assim, a recomendação dada aos educadores é a de conhecer todos de forma individual, perceber como cada um aprende e valorizar suas singularidades.

Nos artigos abaixo, você encontra sugestões para identificar os interesses dos alunos, além de outras dicas para lidar com a presença de estudantes com Síndrome de Down na escola.

+ O desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual e o mito da idade mental
+ Qual é o preparo necessário para incluir um estudante com deficiência?
+ Eixos de interesse: pontes para o aprendizado e desenvolvimento de todos os alunos
+ Reprovação ou progressão escolar: dilema de pais de crianças com deficiência

A prática dos educadores

Confira histórias reais de inclusão que irão te inspirar a criar suas próprias estratégias. As práticas abrangem diversas áreas do conhecimento e etapas de ensino.

Outro olhar
Renata é uma jovem com Síndrome de Down com uma trajetória singular no ensino médio, marcada pelo protagonismo da família e empenho da escola em buscar soluções inclusivas.

Este vídeo conta com legendas em português, espanhol e inglês (ativadas na barra do player). A versão integral do documentário conta versões com audiodescrição e Libras.
Escola se mobiliza para falar de preconceito a partir de conteúdos do currículo
Em Cianorte (PR), professores articulam conteúdos sobre diversidade para combater preconceito e bullying em escola após chegada de alunos com autismo e Síndrome de Down.

Samuel está na universidade
Entenda como a trajetória escolar de um jovem com a Síndrome nos ajuda a repensar o modelo de educação para uma perspectiva mais inclusiva.

Mediação escolar auxilia inclusão de aluno com Síndrome de Down
Trabalho colaborativo entre mediação escolar, direção e educadores de escola do Rio de Janeiro (RJ) estimula autonomia de garoto com Síndrome de Down.

Peça de teatro é protagonizada por jovem com Síndrome de Down
Educador de grupo de teatro inclusivo conta como montagem de espetáculo estimulou atenção e memória de adolescente.

Pedagoga auxilia professores a acolher alunos com deficiência
Procurada por escola particular para assessorar educadores, especialista em inclusão relata estratégias para acolher e incluir garoto com Síndrome de Down.

Escola aposta em atuação em rede para incluir criança em situação de risco
Estratégias de acolhimento e articulação intersetorial garantem inclusão de aluno com Síndrome de Down em situação de vulnerabilidade em Ibiúna (SP).

Principais dúvidas e outras referências

A Comunidade DIVERSA é o espaço onde educadores, gestores escolares e públicos, familiares e outros profissionais que lidam com a inclusão de alunos com deficiência compartilham dúvidas e trocam ideias. Saiba quais são as principais perguntas de nossos usuários sobre Síndrome de Down.

+ Quais atividades realizar com aluna com Síndrome de Down na educação infantil?
+ Como trabalhar currículo do 9º ano com aluno com Síndrome de Down não alfabetizado?
+ Como lidar com o comportamento agressivo de uma criança com Síndrome de Down?
+ É interessante que alunos com deficiência tenham carga horária menor?
+ Como estimular a linguagem de uma criança que não fala?
+ Como estimular a aprendizagem de um jovem com Síndrome de Down?
+ Reprovar estudante que ainda não lê pode ajudá-lo na alfabetização?
+ Como organizar o tempo das atividades em turma com crianças dispersas?

Saiba mais sobre Síndrome de Down no DIVERSA. Aproveite também para esclarecer dúvidas, responder perguntas e trocar ideias sobre educação inclusiva em nosso fórum. Basta se cadastrar para começar a interagir!

5 Comentários

  • Olá Katia,

    Aqui no DIVERSA você pode compartilhar suas dúvidas sobre inclusão de alunos com deficiência com outros educadores, familiares e especialistas por meio do fórum. Envie esses seus questionamentos para lá e outras pessoas que passaram por situações parecidas poderão te auxiliar. Basta você se cadastrar neste em diversa.org.br/cadastro e depois enviar sua pergunta em diversa.org.br/forum.

    Um forte abraço,

  • Katia, claramente esse aluno precisa de ajuda psicológica, de um psicólogo competente que possa ajuda-lo. Só assim a parte pedagógica poderá ter algum avanço. A família deve ser comunicada para ajudar. Espero ter ajudado.

  • Se eu fosse vocêacionaria a secretaria de Educação e conselho Tutelar visto que a escola lavou as mãos, sozinha vc não consegue, vc não vai conseguir ensinar materia a uma criança que não aprendeu respeito, esta agressividade dele com certeza é fruto de problemas na familia dele, pode ser sintoma de algo grave e vale a pena ser investigado pelo orgao competente que é o conselho tutelar. Se ele é agressivo ele pode precisar de um professor para acompanha-lo também! Espero ter ajudado!

Deixe um comentário