DIVERSA pelo mundo traz práticas e políticas inclusivas internacionais

Seção reúne conteúdos sobre iniciativas em educação inclusiva que possibilitam o ensino de qualidade para estudantes ao redor do mundo

Em uma década de existência, completada em outubro de 2021, o portal DIVERSA se tornou uma rede de troca de experiências reais de inclusão para profissionais da educação, estudantes, familiares e toda a comunidade escolar.

Desde 2011, o site vem construindo um vasto acervo para apoiar um ensino de qualidade para todas e todos. Atualmente, são mais de 1,2 mil conteúdos sobre educação inclusiva, entre artigos de especialistas, estudos de caso, notícias, pesquisas e relatos de experiências.

Entre esses conteúdos, a seção DIVERSA pelo mundo apresenta práticas e políticas inovadoras que estão transformando a realidade da educação em diversos países.

Confira mais sobre os 10 anos do DIVERSA 

+ Portal DIVERSA completa aniversário de 10 anos de existência 
+ Entrevistados falam da importância do DIVERSA para educação inclusiva 

DIVERSA pelo mundo

Criada em março de 2020, a seção tem o objetivo de reunir e mostrar iniciativas em educação inclusiva ao redor do mundo.

Segundo Lailla Micas, coordenadora de comunicação do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), a ideia surgiu um mês antes, após o DIVERSA ter sido apresentado e premiado internacionalmente na conferência do Zero Project, em Viena (Áustria):

“Conhecemos na conferência muitas pessoas engajadas e iniciativas interessantes, que estão fazendo a diferença em suas localidades, tanto em países mais ricos e desenvolvidos, mas também em países em desenvolvimento, com realidades mais parecidas com a do Brasil, em termos, por exemplo, de desigualdades sociais.”

Até julho de 2022, o DIVERSA pelo mundo já contava com 34 publicações que retratam práticas inclusivas de todos os continentes. As políticas públicas de 18 nações como Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Ucrânia e Quênia foram destaque e mostram como a educação inclusiva tem avançado pelo mundo.

 

Imagem do mapa-múndi com os países que já tiveram suas políticas públicas em educação inclusiva publicadas no DIVERSA na cor amarela. Fim da descrição.
Fonte: Instituto Rodrigo Mendes.

Esses e outros conteúdos trazem os resultados conquistados pela luta pelos direitos das pessoas com deficiência e demonstram de que forma os países atuam para alcançar as metas a serem cumpridas em relação à inclusão escolar, destacando, por exemplo, as leis vigentes e os acordos internacionais firmados para uma educação inclusiva na prática.

Também foi possível saber como outros países atuaram para garantir a aprendizagem durante o período de ensino remoto, devido à pandemia de covid-19.

Leia mais 

+ Irlanda promove modelo educacional inclusivo com sete níveis de apoio 
+ Filipinas seguem empenhadas em progredir com a educação inclusiva 

Os trabalhos de organizações, escolas, universidades, cidades e estados de vários lugares do planeta para garantir o pleno acesso de estudantes com deficiência na sala de aula comum são outras publicações presentes no DIVERSA pelo mundo.

O portal apresentou, por exemplo, o trabalho da CAST, organização sem fins lucrativos de pesquisa e desenvolvimento em educação, que criou o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e continua atuando para eliminar barreiras e garantir um ensino de qualidade a todas e todos.

Em frente a prédios da Columbia University, jovens estão em grupos separados no campus. Fim da descrição.
Fonte: Pyxabay.

Ademais, em 2022, o DIVERSA começou a compartilhar relatos de boas práticas inclusivas pelo mundo, produzidos a partir dos encontros da “International Community on Inclusive Education”, rede internacional em prol da educação inclusiva, fundada pelo IRM e pelo Zero Project.

Essa iniciativa conta com especialistas de diversos países e tem como propósito referendar como os novos recursos e tecnologias educacionais digitais podem melhorar a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas comuns.

Alcance internacional

De acordo com dados do Google Analytics, o portal DIVERSA recebeu acessos de 115 países, somente em 2022. Nesse período, depois do Brasil, os dez maiores locais de origem de acesso ao portal são: Portugal, Estados Unidos, Moçambique, Angola, China, Cabo Verde, Países Baixos, Hungria, França e Guiné-Bissau, totalizando mais de 55 mil visitas.

O alcance internacional se tornou também uma porta de entrada para que pessoas de outras localidades buscassem o DIVERSA para compartilhar boas práticas relacionadas à educação em seu país. Exemplo disso é a Organização para o Desenvolvimento e Educação Infantil (ODEI) de Moçambique, que procurou o portal para contar sobre a iniciativa que presta serviços em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes do país.

Saiba mais 

+ Inclusão da pessoa com deficiência nas oportunidades de financiamento da USAID 
+ Educador atua para a valorização do território de forma inclusiva em SP 

Deixe um comentário