Em 2014, participei pela primeira vez da conferência Zero Project, iniciativa que reúne representantes de empresas e organizações de todas as partes do mundo com o objetivo de reconhecer e divulgar projetos que se destaquem no processo de eliminação das barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência. Desde então, nasceu o desejo de criar no Brasil um núcleo de pesquisas especificamente dedicado a explorar novas tecnologias digitais, voltadas à inclusão escolar.
Nesse ano, celebramos a criação de tal núcleo e acabamos de publicar sua primeira pesquisa, denominada “Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem“. Esse estudo, feito em parceria com o Instituto Unibanco, teve por objetivo mapear o panorama atual das tecnologias educacionais digitais que têm potencial para favorecer o atendimento de estudantes com deficiência em salas de aula comuns. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e a produção do seu conteúdo envolveu análise de dados bibliométricos, diagnóstico de dados conjunturais e descrição de casos.
Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 03/12/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3lHaGUQ.
Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.
Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.
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