Busca ativa: imprescindível para não perdermos mais talentos

No início da pandemia, Almir Pinto de Melo, diretor de escola pública de ensino médio em Santa Rosa de Lima (SE), não esperou para ver na prática os jovens deixando de estudar para depois ir atrás deles. Montou um questionário para descobrir quais dos 180 estudantes não tinham condições de assistir às aulas e fazer as atividades usando a internet por falta de acesso.

Como resultado da busca ativa incessante e do canal de diálogo aberto, 2020 encerrou com todos os alunos matriculados no início do ano. Além de ter apoio da Secretaria de Educação, a determinação de Almir é motivada por ele encarar com seriedade o papel social da escola e por saber que a educação é a maior e melhor oportunidade para os jovens de sua cidade.


Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 04/06/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3qcrbh7.

Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

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