Em junho, tive a oportunidade de mediar um bate-papo com o parlamentar Felipe Rigoni, deputado federal que tem dedicado o mandato a três causas básicas: educação, eficiência do Estado e empregabilidade. O deputado perdeu a visão aos 15 anos de idade em função de um problema crônico que envolveu 17 cirurgias.
Rigoni ressaltou que o acesso à educação de qualidade foi o grande vetor que o fez chegar onde chegou. O parlamentar entende que escolas inclusivas são catalisadores decisivos para a efetiva remoção das barreiras que obstruem a participação das pessoas com deficiência na sociedade. Ele traz esperança ao enxergar a educação como uma prioridade para o futuro do país e ao demonstrar que é factível promovermos a urgente renovação de nossa democracia, de forma a fortalecê-la.
Este artigo completo foi publicado no ECOA | Por um mundo melhor, site do portal UOL, em 02/07/2021, e está disponível para leitura em https://bit.ly/3rPrF9o.
Rodrigo Hübner Mendes escreve semanalmente sobre inclusão em sua coluna do ECOA, site do portal UOL de jornalismo propositivo, que tem como objetivo apresentar pessoas que se dedicam a construir um mundo melhor.
Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.
©️ Instituto Rodrigo Mendes. Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5. A cópia, distribuição e transmissão dessa obra são livres, sob as seguintes condições: você deve creditar a obra ao seu autor, sendo licenciada pelo Instituto Rodrigo Mendes e DIVERSA.