Desenvolvido para ser fonte de referências para profissionais comprometidos com a educação inclusiva, painel faz parte do novo portal DIVERSA
Em dezembro de 2022, juntamente com o novo portal DIVERSA, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) lançou o Painel de Indicadores da Educação Especial, que tem o objetivo de instrumentalizar gestores na criação de políticas públicas baseadas em dados e evidências, além de auxiliar nas ações de advocacy, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva.
“Queremos fazer do painel uma fonte de referência para gestores públicos, pesquisadores, estudantes, profissionais da educação e organizações da sociedade civil”, diz Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes.
O Painel de Indicadores da Educação Especial é on-line, gratuito e foi desenvolvido em parceria com Instituto Unibanco e apoio do Todos pela Educação, do Centro Lemann de Sobral e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Confira mais detalhes sobre o painel no vídeo a seguir:
Dados sobre a educação de pessoas com deficiência
A ideia da ferramenta é facilitar o acesso a dados seguros e de qualidade sobre a educação de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ ou com altas habilidades/ superdotação.
Para a sua elaboração, foi realizado levantamento e análise quantitativa de informações do Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação (MEC).
No painel, é possível pesquisar três categorias, sendo:
– Indicadores de estudantes: matrícula e permanência;
– Indicadores de professores: perfil e formação;
– Indicadores de escolas: infraestrutura.
A seção de professores conta também com indicadores relativos a outros profissionais de apoio (https://www.diversa.org.br/tag/profissional-de-apoio/) ao público-alvo da educação especial.
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Um dos dados do painel que chama mais atenção é o número de estudantes da educação especial matriculados em classes comuns. Em 2007, a porcentagem era de 53,2% das alunas e alunos em classes especiais para 46,8% em classes comuns. Em 2021, o número de estudantes em classes comuns subiu para 88,4%, contra 11,9% em salas ou escolas especiais, reconhecidas pela segregação desses estudantes.
Em relação ao número de educadores com formação em educação especial, os dados são negativos: apenas cerca de 5% tem capacitação na área e, sobre acessibilidade nas escolas do país, 29% não têm qualquer recurso de acessibilidade, dificultando o acesso e a permanência de todos os estudantes.
Nas próximas semanas, esses e outros dados disponibilizados pelo Painel de Indicadores da Educação Especial serão divulgados no Instagram e no Facebook do IRM. Acompanhe as redes sociais do Instituto e do DIVERSA.