Registros: a importância de professores regentes e do AEE compartilharem as informações dos estudantes
Troca permite planejar de maneira mais coerente, refletir sobre a prática pedagógica e mostrar para as famílias como foi a aprendizagem de crianças e jovens
Confira 5 práticas inclusivas para trabalhar na Educação Infantil
Seleção inclui sugestões de brincadeiras e atividades que permitem a participação de toda e qualquer criança, além de estratégias para acompanhar e partilhar as aprendizagens
PDDE Equidade: escolas têm até 25 de junho para aderir
Verifique se sua escola está na lista daquelas que podem ser beneficiadas pelo programa federal, que financia, entre outras ações, a compra de materiais para o atendimento educacional especializado (AEE)
Como garantir que crianças e adolescentes com deficiência tenham a oportunidade de estudar em escolas inclusivas? Confira nosso guia elaborado para mães, pais e responsáveis
Para Waldilaine Melo, avanço na trajetória escolar do filho é fruto da parceria com a escola, do suporte de familiares e amigos e das trocas com outras mães e pais
Ao apresentar pessoas com deficiência em uma perspectiva anticapacitista, as produções colaboram para aumentar a representatividade e desconstruir estereótipos
Elisângela Fernandes, com colaboração de Rosi Rico
André Lázaro analisa por que a etapa é a que mais segrega estudantes com deficiência, reconhece os esforços do governo federal e cobra maior engajamento de estados e municípios
Elisângela Fernandes, com colaboração de Rosi Rico
Especialistas analisam dados do Censo Escolar e do Panorama da Educação Especial 2024, lançado pelo IRM, celebram avanços e apontam gargalos e alternativas para fortalecer a educação inclusiva
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB/MEC *
Prazo foi prorrogado até 1º de junho. Seleção, feita em parceria com a UFMG, pretende reconhecer propostas de gestão e projetos pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral de redes públicas de ensino
Com mediação de Katia Cibas (IRM), Raquel Franzim e Liliane Garcez, coordenadoras do MEC, debatem a organização do atendimento educacional especializado (AEE) na escola de tempo integral
Acesse a seleção com relatos de mães e pais de estudantes com deficiência, reportagens sobre como garantir os direitos desse público e um exemplo prático de escola inclusiva
Para Martinha Dutra, a resposta passa pelo fortalecimento da crença de que toda pessoa aprende e pela compreensão de que as barreiras não estão nos alunos com deficiência
Sugestões podem ser usadas por educadores e famílias para mostrar diferentes formas de ser e estar no mundo, o que ajuda a construir uma sociedade mais empática e consciente
Sarah Fernandes, com colaboração de Elisangêla Fernandes
Para Jamil Cury, o direito à educação sai fortalecido após STF barrar homeschooling no DF. Agora, segundo ele, é hora de o país promover uma discussão séria e comprometida com o próximo PNE