Uma iniciativa
Instituto Rodrigo Mendes
Plataforma de cursos
|
Doe agora
Entrar ou cadastrar
Sobre
Sobre o projeto
Impactos
Princípios
Metodologia
Educação Inclusiva
Guia famílias
Biblioteca
Artigos
Materiais Pedagógicos
Notícias
Relatos de Experiências
Estudos de Caso
Pesquisas
Indicadores
Contato
Plataforma de cursos
Doe agora
Entrar ou cadastrar
Pesquisar por:
Educação inclusiva
O que é educação inclusiva?
Conceitos fundamentais
Por onde começar?
Conceitos fundamentais
Marcos legais
Garantia de direitos
Como transformar a prática?
Políticas públicas
Gestão escolar
Estratégias pedagógicas
Famílias
Parcerias
Temas transversais
Como transformar a prática?
Estratégias pedagógicas
Qual a importância do currículo na educação inclusiva?
Como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode ser aplicado ao currículo?
O que é currículo?
O currículo pode ser uma barreira para a inclusão?
Como o currículo pode contemplar as particularidades de cada estudante?
O que á a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui para a educação inclusiva?
O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?
O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?
O PEI pode ser usado na sala de aula regular?
O uso do Plano Educacional Individualizado é obrigatório?
O que é avaliação na perspectiva inclusiva?
O que fazer quando um aluno “não aprende”?
O que é avaliação na perspectiva inclusiva?
Qual a diferença entre a avaliação tradicional e a inclusiva?
Faz sentido adaptar avaliações para estudantes com deficiência?
Quem deve adaptar uma avaliação para um estudante com deficiência?
O que é planejamento pedagógico inclusivo?
O que são materiais pedagógicos acessíveis?
O que é Planejamento pedagógico?
Quem deve planejar as atividades para os alunos com deficiência?
Como o Atendimento Educacional Especializado pode contribuir para um planejamento pedagógico inclusivo?
O que significa dizer que o planejamento é contínuo?
Como o currículo influencia na construção de um planejamento pedagógico inclusivo?
Como lidar com os diferentes tempos de aprendizagem dos alunos?
Como as estratégias pedagógicas favorecem a educação inclusiva?
O que são estratégias pedagógicas?
Como desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas?
Atividades para alunos com um mesmo diagnóstico devem ser iguais?
Qual a relação entre estratégias pedagógicas e fracasso escolar?
O que fazer quando um aluno “não aprende”?
O que são materiais pedagógicos acessíveis?
O que é acessibilidade?
O que é acessibilidade?
Quais são os diferentes tipos de acessibilidade?
Qual é a principal estratégia de acessibilidade na educação brasileira?
O que são Tecnologias Assistivas (TAs)?
O que é Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)?
O que são materiais pedagógicos acessíveis?
https://diversa.org.br/sumario-educacao-inclusiva/como-transformar-a-pratica/estrategias-pedagogicas
Receba a newsletter do DIVERSA
Nome
E-mail
Possui deficiência?
Possui deficiência?
Sim
Não
Seu perfil
Seu perfil
Estudante
Familiar ou responsável por estudante
Gestor escolar
Professor regente
Professor do AEE
Profissional de apoio escolar
Profissional de organização da sociedade civil
Equipe técnica de secretaria de educação
Pesquisador
Imprensa
Outro
Outro perfil
Enviar