Uma iniciativa Instituto Rodrigo Mendes

O que é planejamento pedagógico inclusivo?

O que são materiais pedagógicos acessíveis?

Material pedagógico é todo e qualquer recurso utilizado em sala de aula com uma finalidade específica de ensino e aprendizagem. 

A educação inclusiva prevê o uso de diferentes materiais pedagógicos para alcançar um mesmo objetivo de ensino. Nesse caso, a referência para a escolha ou desenvolvimento de atividades deve ser o próprio estudante, suas necessidades (baseadas em características físicas, sensoriais ou outras), seus interesses e habilidades, visando sempre a equiparação de oportunidades. 

COMO GARANTIR A ACESSIBILIDADE DOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS? 

O que é Planejamento pedagógico?

O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que orientam o processo de ensino-aprendizagem. 

No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares. 

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Quem deve planejar as atividades para os alunos com deficiência? 

O responsável pelo planejamento – para todos os estudantes – é o professor regente. No entanto, essa não precisa, nem deve, ser uma tarefa solitária. Ao contrário, a perspectiva inclusiva prevê que o processo de elaboração do planejamento pedagógico inclusivo seja colaborativo, envolvendo a participação de outros agentes da escola, docentes e não docentes, das famílias e até mesmo dos alunos, como protagonistas do próprio processo de ensino-aprendizagem. 

Assim, outros professores criativos ou que já tenham trabalhado com alunos com deficiência e, particularmente, o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) podem contribuir significativamente sugerindo atividades e recursos – desde que isso se dê numa perspectiva de colaboração, considerando que tais atividades precisam estar contextualizadas no planejamento. 

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NÃO SÃO DO APOIO OU DO AEE. SAIBA COMO ORIENTAR PROFISSIONAIS DA ESCOLA 

Como o Atendimento Educacional Especializado pode contribuir para um planejamento pedagógico inclusivo?

O Atendimento Educacional Especializado pode contribuir para um planejamento pedagógico inclusivo tanto na proposição de estratégias diversificadas, considerando os interesses e as necessidades de cada um dos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, quanto na identificação das barreiras a sua aprendizagem e na escolha ou construção de recursos ou estratégias para a superá-las e para equiparar oportunidades. 

Apesar de atender diretamente somente os alunos com deficiência, o profissional de AEE pode contribuir para que o planejamento pedagógico seja inclusivo e garanta a aprendizagem e o pleno desenvolvimento do potencial de todos os alunos, já que as estratégias pensadas para estudantes com deficiência podem servir, também, para outras crianças. 

O que significa dizer que o planejamento é contínuo?

Um planejamento fechado, “parado no tempo”, baseado em etapas estanques fundamentadas na expectativa de homogeneização é característico de uma pedagogia tradicional, excludente. A partir da perspectiva inclusiva, sabe-se que o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de cada estudante é único, singular. Assim como também é dinâmico, não linear. 

Não há como prever, por exemplo, o que um determinado aluno será capaz de fazer sozinho em um mês. Por isso o processo de elaboração do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva é contínuo, isto é, baseado no que cada estudante – e o grupo como um todo – demanda, aqui e agora. O planejamento deve ser revisto continuadamente a partir da configuração dos novos desafios e potencialidades que se apresentam para a garantia de uma educação de qualidade para todos, em igualdade de condições. 

Como o currículo influencia na construção de um planejamento pedagógico inclusivo? 

A perspectiva inclusiva indica o direito de todos os estudantes, com e sem deficiência, acessarem um mesmo currículo. Um currículo flexível, que implica a busca pela coesão da base curricular comum com a realidade dos estudantes, suas características sociais, culturais e individuais – incorporando também os diferentes modos de aprender presentes em sala de aula. 

Um planejamento pedagógico tradicional, baseado em conteúdos pré-determinados que desconsideram o contexto e as diferenças que compõe o grupo, está fadado à exclusão, particularmente daqueles que historicamente já vem sendo excluídos do direito à participação e à aprendizagem. 

O QUE CONSIDERAR NA CRIAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO FLEXÍVEL? 

Como lidar com os diferentes tempos de aprendizagem dos alunos?

Esperar que todos os alunos de um mesmo grupo realizem uma determinada atividade ou aprendam determinados conteúdos em um mesmo período de tempo corresponde à lógica da homogeneização e gera, inevitavelmente, exclusão. A educação inclusiva parte do pressuposto de que a diferença é uma característica humana. 

Assim, os diferentes tempos de aprendizagem devem ser não somente respeitados bem como considerados no planejamento pedagógico. Ou seja, planejar na perspectiva inclusiva implica prever estratégias pedagógicas diversificadas também em relação ao tempo, considerando o ritmo de cada um. Diversificando também os modos de interação, proporcionando oportunidades de realizar atividades individualmente, em dupla e em grupos – cujos critérios de formação também devem ser diversificados. E flexibilizando a rotina, a partir de um planejamento que muda constantemente. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ADAPTAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR? 

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