Sou Fátima Gomes Nogueira e atuo no atendimento educacional especializado (AEE) da Escola Municipal Oscar Weinschenck, na cidade de Queimados (RJ). Em conjunto com a professora regente de uma turma de 5º ano do ensino fundamental, planejei uma aula com o uso de um material pedagógico para as aulas de matemática. A classe contava com 26 estudantes, incluindo um com deficiência intelectual e auditiva.
A Roda das frações, como chamamos o recurso utilizado, é um painel de cartolina com a imagem de uma circunferência dividida em partes de 1/2, 1/4, 1/3, etc. Conforme os estudantes gira-se um palito, uma roda se desenrola da parte de trás para a frente do painel, encobrindo uma determinada fração do círculo. Desse modo, é possível entender concretamente a divisão fracionada da circunferência e sua representação numérica.
O que são frações?
Em sala de aula, apresentei o material à turma e introduzi o conceito de frações explicando o que era uma metade – um conceito muito intuitivo para os estudantes. Em seguida, com o recurso em mãos, comecei a representar as outras divisões possíveis para um todo. Por fim, os alunos foram divididos em pequenos grupos para que pudessem manusear a Roda.
+ Aprenda a fazer a Roda das frações
Mesmo sendo um conteúdo novo, a atividade mostrou que eles já tinham muito conhecimento prévio sobre o assunto. Eles conseguiram associar o conceito de frações a questões do dia a dia e o apelo visual e tátil do material ajudou muito. Usar o recurso foi uma estratégia bem mais interessante do que simplesmente apresentar os códigos matemáticos.