Relatos iniciais do DIVERSA

Vivenciar a proposta do Projeto Portas Abertas para a Inclusão – Esporte para todos, conferiu para a Escola Municipal de Fortaleza Isabel Ferreira um grande aprendizado. Tínhamos inúmeros desafios; e ainda temos, mas certamente esse período de implementação das atividades confirmou a certeza de que é possível fazer a inclusão de alunos com deficiência nas práticas da educação física escolar. A experiência que relato se desenvolveu com 56 alunos, dentre eles, dois com deficiência física, matriculados nas turmas do 4º ano “A” e “B” no turno da tarde. Na fase do diagnóstico, percebemos que a falta de parcerias, as mudanças constantes de gestores escolares, a inexistência de cursos de formação para os professores da sala comum de ensino; a escassez de materiais pedagógicos para os alunos com deficiência; a inoperância na articulação entre as secretárias de saúde, educação e assistência social e as universidades; mas a maior de todas as dificuldades era fazer com que os alunos com deficiência dessas turmas estivessem presentes nas aulas de educação física, visto que, frequentavam a escola esporadicamente; pois, as barreiras arquitetônicas nas proximidades da escola dificultam seu acesso e assiduidade na escola e mesmo diante dos insistentes diálogos com a família sobre a importância da permanência deles na escola para seu processo de desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e motor, nisso consistia um dos nossos grandes desafios: fazer com que estes alunos participassem das aulas.

Todas essas constatações nos levaram a desenvolver estratégias que subsidiaram a nossa prática. Utilizamos das seguintes estratégicas: oportunizar diversas vivências de jogos e brincadeiras; (re)criar e (re)significar os jogos e brincadeiras durante as aulas de Educação Física e estreitar a relação família e escola.

Um grande agente facilitador para atingimento de nossos objetivos educacionais consistiu no tempo destinado para o planejamento pedagógico dos professores. Possibilitando-nos elaborar aulas diversificadas para atender as diferentes inteligências.

Vale ressaltar que as dificuldades também foram inúmeras:

1. A equipe de execução do projeto ficou desfalcada, pois a professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a coordenadora pedagógica da escola foram destinadas para outras atividades, que as impediram de se dedicarem qualitativamente à execução do projeto, ficando apenas o professor de educação física para executar efetivamente as atividades planejadas. Uma das alternativas para a otimização do projeto, foi estabelecer uma parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC, que disponibilizou o acadêmico “Marcos Aurélio Silva de Sousa”, do sétimo semestre do curso de educação física para participar do projeto como estagiário.

2. Mínima disponibilidade de transporte para os alunos nas aulas práticas, como estava previsto no cronograma do projeto. Infelizmente não foi possível executar o que tínhamos planejado por força maior das políticas públicas municipais não terem dado o apoio necessário para tal empreitada.

Consideramos que os principais resultados foram: a maior participação dos alunos com deficiência nas aulas, ou seja, aumentou a frequência nas aulas; o aumento da motivação dos alunos por estarem participando de um projeto; e a vivencia mais aprofundada do conteúdo jogos e brincadeiras.

Só temos a agradecer a gestão escolar (direção e coordenação) pelo apoio necessário para execução do projeto, pois sempre atendeu nosso pedido. O nosso parceiro, a Universidade Federal do Ceará – UFC, que nos deu suporte e abriu as portas para compartilhar as experiências da área acadêmica (formação de professores) e área escolar (formação de cidadão), e finalmente, promovemos a aproximação da família ao ambiente escolar, com essa conquista, com certeza avançaremos significativamente no processo de ensino e aprendizagem; objetivo que fundamenta nossa prática educativa na formação do ser ativo, crítico, autônomo e participativo e que acolhe a diversidade.

 

PARTICIPANTE DO PROJETO PORTAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO – 2013

Antonio Jansen da Silva, Professor de Educação Física

Danielle Ribeiro, Coordenadora Pedagógica

Rafaele Oriá, Professora AEE

Marcos Aurélio Silva de Sousa, Estagiário de Educação Física

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