Relatos iniciais do DIVERSA

PROJETO “UNIDOS PELA INCLUSÃO” 

Modesto. Suely Rose David

 

Este resumo aponta as contribuições da sala multifuncional para o projeto “Unidos Pela Inclusão” surgido a partir do curso de Educação Física Inclusiva (Portas abertas para a inclusão). Inicialmente foi realizado no pátio da escola atividades de socialização, coordenação motora, atenção, concentração com os alunos do 4º e 5º anos do período matutino, cujas turmas são as que concentram um número maior de crianças com deficiências. Tendo como objetivo contribuir para o handebol adaptado. Os recursos utilizados foram bola, macarrão de piscina, sendo que esses materiais foram transformados em círculos para que os alunos pudessem brincar de diversas maneiras. 

Como resultado positivo, observou-se grande participação das crianças e das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil dos alunos – ADI. Ou seja, contribuíram ajudando as crianças com deficiência física, motora e intelectual principalmente na hora da realização das atividades, considerando a participação da criança que utiliza da cadeira de rodas e as barreiras que estão em sua volta (faltam de rampas, corrimão e outros). Também foi diminuída a distância para que essa criança pudesse realizar as brincadeiras dentro de suas limitações. Para as crianças com deficiência intelectual, as atividades foram adaptadas para que todos tivessem bom desempenho. 

No final das atividades, em círculo, as crianças avaliaram dando opiniões e relataram que as brincadeiras foram bem divertidas e se prontificaram vivenciar outras atividades adaptadas.

 

Participante do projeto Portas abertas para a inclusão – 2013

Deixe um comentário