Conheça experiências inclusivas em escolas, a opinião de especialistas em educação inclusiva e as principais perguntas sobre o tema
Como podemos facilitar a aprendizagem de estudantes com deficiência auditiva? A presença de um intérprete em sala de aula é suficiente para a garantia de uma educação inclusiva? Para esclarecer essas e outras questões, o DIVERSA selecionou uma série de reflexões de especialistas em educação inclusiva, relatos de experiências vividas no cotidiano de escolas e salas de aula e as principais perguntas sobre o tema. Confira!
O processo de ensino-aprendizagem é singular para cada pessoa. Assim, os interesses e as potencialidades dos estudantes podem e devem ser observados como estratégia de ensino para tornar o aprendizado muito mais espontâneo, prazeroso e significativo para todos.
Por isso, devemos sempre nos perguntar como podemos explorar o repertório e as predileções dos estudantes para identificar e eliminar barreiras ao aprendizado. A partir daí, é possível flexibilizar atividades e desenvolver estratégias pedagógicas que proporcionem a participação de todos.
Além disso, é sempre muito importante trabalhar colaborativamente e em parceria com a gestão escolar, com o intérprete da Língua brasileira de sinais (Libras) e com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a construção de um ambiente inclusivo.
O que é preciso saber
Nos artigos abaixo, especialistas discutem aspectos fundamentais na construção de uma educação inclusiva e reconhecem a importância da equipe escolar e de todos os educandos participarem do processo de eliminação de barreiras ao aprendizado.
Comunicação entre professores e alunos surdos: a Libras como ponte
Libras para ocuparem seus reais papéis em sala de aula.
Por que falar sobre formação de surdos é falar de uma educação para todos
Autores analisam os principais desafios da inclusão de surdos no contexto da educação.
Os benefícios da aprendizagem de Libras para todos os estudantes
Especialista em psicologia do desenvolvimento fala das vantagens da aprendizagem da Língua brasileira de sinais para todos os alunos, também os ouvintes.
Educação de surdos: os desafios da proposta bilíngue
Professora de Libras aborda questões importantes para a construção de uma escola bilíngue inclusiva, como a diversidade na deficiência e a importância da “escuta” aos surdos.
Práticas inclusivas nas escolas
Inspire-se em situações reais de inclusão para criar estratégias inclusivas próprias. As práticas abrangem diversas áreas do conhecimento e etapas de ensino.
Professora usa material “caseiro” para alfabetizar crianças surdas e ouvintes
Com painel feito com uma caixa de papelão e embalagens de margarina, educadora cria atividades de alfabetização com alunos surdos e ouvintes.
+ Professores do ensino médio flexibilizam atividades para incluir aluno surdo
+ Jovem surdo vira músico em espetáculo após aprender ritmo com pulsar do coração
Estudantes se mobilizam para promover aulas de Libras para todos
Incomodados por não conseguirem conversar com colega surdo, estudantes se unem a professores e gestores e transformam escola em Itapeva (SP).
+ Jovens encenam musical inclusivo que valoriza as diferenças
+ Escola paulista oferece aulas de Libras para comunidade
Principais dúvidas: a Comunidade DIVERSA responde
A Comunidade DIVERSA é o espaço onde educadores, gestores escolares e públicos, familiares e pessoas com deficiência compartilham dúvidas e trocam ideias sobre educação inclusiva. Saiba quais são as principais conversas de nossos usuários sobre a Língua Brasileira de Sinais.
+ Criança surda em período de alfabetização tem direito a um intérprete de Libras?
+ Por onde começar a me especializar em educação inclusiva?
+ Qual lei garante suporte pedagógico para aluno com deficiência auditiva?
Mais referências
Quer se informar ainda mais? Confira os conteúdos do DIVERSA sobre educação inclusiva.