Transmissão ainda debateu expectativa de educadores em relação ao retorno das aulas presenciais
O webinário “Consequências da pandemia na profissão de educador”, realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo DIVERSA, aconteceu na última quarta-feira, 07 de outubro. O evento, transmitido pelo canal do Youtube do IRM, abordou aspectos profissionais, psicológicos e emocionais causados na rotina do educador neste período de isolamento social e quais são os efeitos dessas transformações.
Os convidados foram André Cyrino, professor de educação física da Rede estadual do Ceará, e Lia Glaz, gerente de projetos no Instituto Península. Luiz Conceição, coordenador de formação do IRM, ficou responsável pela mediação.
Confira, na íntegra, o webinário “Consequências da pandemia na profissão de educador”:
Com base na pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de coronavírus“, realizada pelo Instituto Península, Lia comentou sobre a relevância e o aumento do uso da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem no ensino remoto: “Há mudanças importantes acontecendo, algo que antes era rejeitado (tecnologia) agora é parte do cotidiano. Hoje os professores reconhecem a importância da tecnologia, como um legado da pandemia”. Ela também destacou o respeito e valorização do trabalho do professor no distanciamento social.
Em adição, André comentou que os educadores buscaram criar mais vínculos com os estudantes e com as famílias para continuidade da aprendizagem e, além disso, procuraram por cursos de formação para aumentarem sua qualificação e eliminar barreiras: “A gente não pode parar de estudar em nenhum momento. Esse é um ponto muito positivo que o desafio pedagógico nos proporciona. Muita coisa não consegui sobrepor nesse período, mas não significa que não vou continuar tentando”.
No webinário ainda foi debatido o papel da escola e a expectativa em relação ao retorno das aulas presenciais. Para os convidados, é primordial preservar a vida de todas e todos; que a escola tenha a função de acolhimento, e que as atividades propostas tenham um significado além da aprovação ou reprovação.
As transmissões anteriores abordaram os temas “Acessibilidade informacional durante a pandemia” e “Intencionalidade pedagógica no trabalho remoto“. O segundo ciclo da série “Educação inclusiva durante a pandemia” termina em 4 de novembro, às 16h (Brasília), com o webinário “Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias”. Todas as transmissões possuem recursos de acessibilidade, como Libras, legendas em tempo real e audiodescrição.
Saiba mais:
+ Confira a série de webinários sobre a educação inclusiva durante a pandemia
+ Acompanhe os melhores momentos dos primeiros webinários do segundo ciclo