Tok Math – Como fazer

Baixe os moldes do material

O que você precisa saber

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade escolar ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores.

Materiais

a) Para fazer a caixa matemática:

  • 1 placa de MDF de 3 mm de 60 cm x 30 cm; 
  • Cola para madeira ou instantânea; 
  • Fita crepe. 

b) Para fazer a eletrônica da parte sonora:

  • 1 arduino uno ou nano;
  • Cabo para arduino;
  • 1 fonte de 5V e 2A;
  • 1 protoboard;
  • 3 botões arcade;
  • 1 botão pushbutton 10 mm;
  • 4 resistores de 10 kohm;
  • 2 LEDs;
  • 1 potenciômetro;
  • jumpers;
  • 4 displays relógio TM1637;
  • 1 Matriz de Led 8 x 8 com chip MAX7219
  • 1 display de Led 16 x 2 com chip I2C
  • Fita isolante;
  • Cola quente.

c) Ferramentas e utensílios utilizados:

  • Cortadora a laser;
  • Software Illustrator CS5 ou outro vetorial, como o inkScape (para realizar o corte a laser);
  • Alicate de corte;
  • Descascador de fio;
  • Ferro de solda.

d) Para fazer a mesa manipuladora:

  • 60 palitos de picolé de duas cores distintas;
  • 4 folhas de papelão no tamanho 48 x 66 cm;
  • 6 folhas dupla-face coloridas 48 x 66 cm;
  • 2 folhas de plástico EVA coloridas para os símbolos matemáticos;
  • 4 folhas brancas tamanho 15 x 20 cm;
  • 4 folhas de adesivos transparentes cortados em 17 x 24 cm;
  • 1 fita dupla-face;
  • 1 tubo de 90 g de cola de isopor/EVA;
  • 22 pratos de papelão de 6 polegadas de diâmetro;
  • 1 agulha de tricô;
  • 2 m de fio de barbante colorido encerado;
  • 20 bolas de madeira 10 mm;
  • 1 perfurador de diâmetro de 6 mm de furo;
  • 1 estilete para manuseio dos cortes;
  • 1 tesoura para cortes de detalhes.

e) Para fazer os cadernos de cartazes:

  • 4 folhas de dupla-face de 48 x 66 cm de 4 cores distintas;
  • 1 compilado de ideias e estratégias de procedimentos para resolver operações básicas;
  • 8 folhas tamanho A3 para impressão do compilado;
  • 1 fita dupla face adesiva;
  • 1 tesoura.

Vamos começar?

Produzindo o Tok Math

Passo 1: Para fazer a mesa manipuladora, passe a cola ou a fita dupla face nas folhas de papelão e cole uma folha dupla-face colorida em cada papelão, no qual as mesas irão representar cada operação básica.

Passo 2: Corte as demais folhas dupla-face coloridas e cole nas extremidades do papelão para fazer as molduras de cada mesa.

Sete mesas manipuladoras do material Tok Math estão sobre a mesa. Fim da descrição.
Foto: Izaquiel Teixeira. Fonte: arquivo pessoal.

Passe 3: Faça os símbolos de subtração, adição, multiplicação e divisão com as folhas de EVA. Desenho nas folhas os símbolos em um tamanho próximo aos dos pratos de papelão. Depois cole um símbolo em cada mesa manipuladora na parte superior da mesa, considerando que em cada lado ficará um prato de papelão.

Passo 4: Cole uma folha adesiva transparente no canto superior direito da mesa manipuladora, onde será o resultado da operação matemática. Depois cole por cima da folha adesiva transparente uma folha branca.

Passo 5: Fixe dois pratos em cada mesa manipuladora na posição horizontal, um em cada lado do símbolo matemático, usando fita dupla-face de forte fixação ou costurando na base de papelão. Os pratos serão os espaços onde ficarão os palitos que representam os números da operação.

Passo 6: Com o perfurador de diâmetro, faça um furo na borda de quatro pratos de papelão. Os quatros pratos devem ser amarrados na parte inferior da mesa, onde os estudantes podem simular o processo de divisão e multiplicação.

Passe 7: Amarre os quatro pratos de papelão furados com o perfurado na mesa manipuladora de multiplicação com barbante colorido, com nós volumosos para impedir que desamarrem. Faça o mesmo processo com outros quatro pratos na mesa de divisão.

Passo 8: Para o caderno de cartazes, edite o compilado de dicas das operações básicas em um programa de computador, como o Word, fazendo a diagramação com fontes legíveis e cores dispostas de forma estratégica para a leitura em folhas A3. As dicas ficam a critério de cada educadora ou educador.

Estudantes em sala de aula. Em destaque, duas meninas, uma com máscara e outra sem, olham para o “caderno de cartazes”, que mostra maneiras de como solucionar operações matemáticas básicas. Fim da descrição.
Foto: Paulo Fehlauer. Fonte: Instituto Rodrigo Mendes.

Passo 9: Imprima as dicas em folhas A3 e cole com fita dupla-face nas folhas coloridas dupla-face, fazendo uma espécie de caderno em tamanho aumentado.

Cortando o dispositivo:

Passo 10: Faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Vetor” e envie o arquivo compatível com o seu programa de vetor preferido para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito em FabLabs ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso ou mesmo realizar o corte em MDF manualmente.

Passo 11: Simule o encaixe das peças cortadas usando uma fita crepe.

Passo 12: Passe cola instantânea nas junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior da cartola. Será importante ter acesso à parte interna.

Criando o esquema eletrônico

Passo 13: Baixe o programa, procure “Arduino” entre as pastas baixadas e copie a pasta “MPA-Matematica” para o seu computador. Copie as pastas “LiquidCrystal_I2Ci” e “TM1637_Driver” que estão dentro da pasta “libraries” para a pasta “libraries” no diretório onde está instalado o Arduino no seu computador. Abra o arquivo “MPA-Matematica.ino”.

Passo 14: Monte o circuito eletrônico na protoboard seguindo o arquivo “MPA-Matematica.pdf” dentro da pasta “Eletrônica”, disponível entre os materiais que você baixou.

Passo 15: Depois de montar o circuito eletrônico, cole com cola quente a protoboard no fundo do dispositivo. Se desejar, você pode soldar os componentes em uma placa de fenolite.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o material com suas alunas e seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.

O dispositivo tem três níveis de dificuldade. Gire o ponteciômetro para selecionar a dificuldade. Os dígitos e a operação matemática serão selecionados e você precisa selecionar a opção correta.

Precisa de ajuda?

Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital.

Inkscape

O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.

Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto.

Google Sketchup

O que é: software de criação de modelos em 3D no computador.

Aprenda a usar o Google Sketchup em um tutorial de texto e no curso básico em vídeo.

Blender

O que é: programa de computador para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros.

Aprenda a usar o Blender em um tutorial de texto e no curso essencial em vídeo.

Arduino

O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++.

Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.

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