Fogão musical

O Fogão musical é um material pedagógico acessível idealizado para viabilizar a participação de todos os estudantes, com e sem deficiência, às atividades propostas. Foi confeccionado em MDF com apoio de cortadora a laser e possui seis botões impressos em 3D para ativar os recursos sonoros.

Para utilizar o material, o estudante gira um dos botões do fogão, possibilitando que o áudio seja acionado no arduino e reproduzido no alto-falante. Os áudios contêm o nome de elementos citados na música “Sopa do neném”, do grupo musical Palavra Cantada. O estudante, ao ouvir a gravação, deve encontrar o ingrediente da sopa correspondente e colocá-lo na panela, acima do fogão.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O material foi desenvolvido em consonância com a Base nacional comum curricular (BNCC) da educação infantil, que considera a aprendizagem da criança nas situações cotidianas, sempre de forma integrada, em contextos lúdicos, próximos às práticas sociais que lhes são significativas.

Sendo assim, a atividade trabalha música, movimento, oralidade e alimentação saudável. Envolvendo os seguintes campos de conhecimento: corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Considerando o relato de experiência da UME Almerinda Monteiro de Lobato e as possibilidades de uso em outras escolas, o Fogão Musical pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Campos de experiências O eu, o outro e o nós
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. 

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. 

Campos de experiências Corpo, gestos e movimentos
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. 
Campos de experiências Traços, sons, cores e formas
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. 

(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons. 

Campos de experiências Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento (EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. 
Campos de experiências Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objeto de aprendizagem e desenvolvimento (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. 

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. 

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O Fogão musical foi confeccionado utilizando o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza recursos multissensoriais para minimizar barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.

O material conta com elementos:

  • Visuais: presentes no formato do material e nos elementos de apoio para o desenvolvimento da atividade;
  • Táteis: botões e ingredientes da sopa, tais como alimentos, expandindo a experiência com texturas e cheiros;
  • Sonoros: presentes na reprodução dos nomes dos ingredientes de cada uma das estrofes da música.

Esses recursos possibilitam a ampliação das possibilidades de interação e das respostas dos estudantes.

Na experiência da UME Almerinda Monteiro de Lobato, os educadores estimularam a rede de aprendizagem afetiva resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os alimentos e escolha da música de interesse do grupo. A atividade lúdica e cooperativa viabiliza a participação efetiva de todos os estudantes.

Deixe um comentário