Aprendendo com os encantos do Muiraquitã é um material pedagógico acessível desenvolvido com o objetivo de minimizar barreiras de comunicação e promover o aprendizado do sujeito e seu lugar no mundo, resolvendo cálculos matemáticos de forma colaborativa.
O recurso tecnológico foi montado em um Muiraquitã (sapo) esculpido em isopor e coberto com a técnica de papel machê por um artista local parceiro da escola. É composto de régua digital e sonora programada para realizar um sorteio aleatório de faixas sonoras com tarefas relacionadas ao território e a cultura.
Para jogar, os estudantes escolhem um Muiraquitã em miniatura, numerados no verso, para decidir que equipe começa. Ao iniciar, o botão da escultura do Muiraquitã deve ser acionado. Nesse momento, as luzes da régua acendem e apagam em sequência. Quando a luz para em uma faixa, o áudio correspondente toca, e o estudante deve, com seu grupo, responder à questão, continuar a música regional ou realizar outra tarefa. Cada faixa equivale a uma pontuação diferente e, a cada tarefa realizada ou no “bônus”, a equipe recebe pontos. Ganha o jogo a equipe que somar o maior placar.
A escultura do Muiraquitã pode ser substituída pela construção de outro símbolo regional ou elemento da cultura do território em que será utilizada.
Articulação com a Base nacional comum curricular
O material foi desenvolvido em consonância com a Base nacional comum curricular (BNCC), considerando aspectos da área de linguagens, geografia e matemática e seus diferentes usos nos anos inicias do ensino fundamental.
Considerando o relato de experiência de educadores da Escola Dr. Everaldo de Sousa Martins e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o material pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:
Geografia
Unidade temática | Conexões e escalas |
Objeto de conhecimento | Territórios étnico-culturais |
Habilidade | (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios. |
Unidade temática | O sujeito e seu lugar no mundo |
Objeto de conhecimento | Convivência e interações entre pessoas na comunidade |
Habilidade | (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças. |
Unidade temática | Conexões e escalas |
Objeto de conhecimento | Experiências da comunidade no tempo e no espaço |
Habilidade | (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. |
Unidade temática | O sujeito e seu lugar no mundo |
Objeto de conhecimento | A cidade e o campo: aproximações e diferenças |
Habilidade | (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. |
Unidade temática | O sujeito e seu lugar no mundo |
Objeto de conhecimento | A cidade e o campo: aproximações e diferenças |
Habilidade | (EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. |
Unidade temática | O sujeito e seu lugar no mundo |
Objeto de conhecimento | Território e diversidade cultural |
Habilidade | (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. |
Língua portuguesa
Unidade temática | Oralidade |
Objeto de conhecimento | Variação linguística |
Habilidade | (EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos. |
Matemática
Unidade temática | Álgebra |
Objeto de conhecimento | Construção de sequências repetitivas e de sequências recursivas |
Habilidade | (EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. |
Unidade temática | Números |
Objeto de conhecimento | Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais |
Habilidade | (EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. |
Atributos do Desenho universal para a aprendizagem
Aprendendo com os encantos do Muiraquitã foi confeccionado em sintonia com o conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.
O formato do material facilita a interação e o protagonismo dos estudantes, as informações são táteis, sonoras e visuais, proporcionando o engajamento e aprendizado de todos, todas e cada um. A organização em faixas na régua, com diferentes cores para cada uma das categorias, contribui para a construção do conhecimento.
O material é cultural e socialmente relevante para estudantes ao trabalhar com elementos do território contextualizados em suas vidas. A atividade permite uma postura ativa e de exploração dos estudantes, buscando coletivamente cumprir as propostas sorteadas.
O processo colaborativo de desenvolvimento desse MPA, construído em todas as suas etapas pelas próprias educadoras com a participação de artistas locais, reforça a valorização da cultura regional, reconhecendo os saberes do território, além de aproximar os estudantes da arte.
A composição dessa rede para a criação do material demonstra a viabilidade de construção de outros recursos e estratégias pedagógicas que contemplem estudantes com e sem deficiência na escola.