Meu passeio animal

Meu passeio animal é um material pedagógico acessível (MPA), desenvolvido com o objetivo de desenvolver o engajamento de estudantes para expressar a aprendizagem de conteúdos de ciências, ampliando, assim, a comunicação oral e a apropriação da escrita da língua portuguesa.

O material foi confeccionado para ser inteiramente alocado em uma caixa de MDF que, ao se abrir, transforma-se em um jogo de trilha. É composto por um tabuleiro com sete obstáculos a serem percorridos até o habitat do animal, uma roleta, animais feitos de biscuit e caixa de áudio construída e programada com gravações referentes aos animais. Além disso, possui outros materiais de apoio, tais como fichas de respostas e alfabeto móvel.

Para jogar, cada estudante deve girar a roleta e sortear o caminho para um animal doméstico ou silvestre. Depois, precisa acionar o dispositivo da caixa de áudio e para escutar o som correspondente ao grupo animal sorteado. Ao descobrir de qual espécie se trata, deve pegar a miniatura, que funciona como pião do jogo, e avançar no percurso. Para passar por cada desafio, os jogadores precisam realizar as propostas pedidas ao acionar o áudio, que podem testes de múltipla escolha ou tarefas para escrever o nome da espécie. O jogo termina quando o animal chega ao seu habitat

Articulação com a Base nacional comum curricular

O MPA Meu passeio animal foi desenvolvido em consonância com a Base nacional comum curricular (BNCC), considerando aspectos da área de linguagens e ciências do ensino fundamental.

Considerando o relato de experiência da EM Profª Girlene de C.A.Martinoli e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o jogo pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Língua Portuguesa

Unidade temática Análise linguística/semiótica (Ortografização) 
Objeto de conhecimento Construção do sistema alfabético e da ortografia 
Habilidade  (EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema–grafema regulares diretas e contextuais. 
Unidade temática Oralidade 
Objeto de conhecimento Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula 
Habilidade (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. 

 

Unidade temática Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) 
Objeto de conhecimento Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica 
Habilidade (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. 

Ciências

Unidade temática Vida e evolução 
Objeto de conhecimento Características e desenvolvimento dos animais 
Habilidade (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). 

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

O recurso foi confeccionado em sintonia com conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza diversos recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma de todos os estudantes.

Durante o seu processo de construção, os estudantes foram estimulados a participar ativamente, explorando e experimentando, por meio da escolha dos animais, da pesquisa para gravação dos áudios e da exposição oral das curiosidades dos animais.

O formato do material facilita a interação e o protagonismo dos estudantes, além de contar com elementos visuais e táteis do tabuleiro e dos materiais de apoio, como alfabeto móvel. Há também um recurso sonoro, construído pelas cursistas, que reproduz desafios e tarefas.

Ao oferecer diferentes meios de representação, como a transposição de texto para áudio, a acessibilidade é ampliada, e isso proporciona maior engajamento dos estudantes e compreensão do conteúdo apresentado.

O MPA foi construído em todas as suas etapas pelas próprias educadoras durante o período de isolamento em decorrência da pandemia covid-19. O trabalho colaborativo envolvido no processo é um estímulo para a criação de outros materiais e estratégias pedagógicas por outros educadores, que podem aproveitar o material para inovar para trabalhar novos conteúdos e habilidades.

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