Helinho Come-come – Como fazer

Baixe os moldes do material

O que você precisa saber

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos.

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários.

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há a FabLabs Livres para uso gratuito de educadores.

Materiais

a) Para fazer o perfil do boneco:

• 1 placa de MDF de 3 mm de 80 cm x 70 cm;

• Cola para madeira ou instantânea;

• Fita crepe.

b) Para fazer a eletrônica da parte sonora:

• 1 arduino uno ou nano;

• Cabo para arduino;

• 1 módulo MP3 DFPlayer;

• 1 fonte de 5V e 2A;

• 1 protoboard;

• 1 alto-falante;

• 1 mini cartão SD;

• 1 resistor de 330 ohm;

• 1 cabo P2;

• 1 botão;

• 1 resistor de 10 kohm;

• 2 LEDs;

• jumpers;

• um leitor RFID;

• 20 cartões RFID;

• Fita isolante.

c) Ferramentas e utensílios utilizados:

• Cortadora a laser;

• Software Illustrator CS5 ou outro vetorial, como o inkScape (para realizar o corte a laser);

• Alicate de corte;

• Descascador de fio;

• Ferro de solda;

• Programa de gravação de áudio em mp3;

• Cola quente.

d) Para fazer os pratos:

• 5 pratos de papelão;

• 5 círculos em E.V.A nas cores: amarelo, azul. vermelho, verde e laranja;

• Pratinhos descartáveis (utilizados em festas de aniversário).

e) Para fazer os alimentos:

• Pano de feltro de diversas cores;

• Espuma de preenchimento;

• Molde dos 25 alimentos medindo Altura: 20 cm/ Largura: 30 cm/ Comprimento: 30cm: bala, pirulito, refrigerante, bolo, salgadinhos, alface, tomate, cenoura, beterraba, repolho, banana, maçã, melancia, mamão, laranja, arroz, feijão, macarrão, polenta, mandioca, frango, carne bovina, peixe, porco e ovo;

• Linhas coloridas;

• Agulha.

f) Para fazer as caixinhas de associação com os alimentos:

• Foto colorida dos 25 alimentos utilizados no jogo, medindo Largura: 5.4 cm/ Comprimento: 7.9cm;

• Papelão;

• Molde de caixinha: Largura: 5.4 cm/ Comprimento: 7.9cm/ Altura: 3 cm (caixinha de sabonete;

• Durex amarelo;

• Cola branca;

• Contact transparente.

g) Para fazer pegador acessível:

• Pegador de metal;

• Velcro autocolante.

h) Para fazer o panelão:

• Papelão;

• Molde de panela medindo 50 cm de altura e 40 cm de diâmetro e duas alças;

• Tinta guache cinza;

• Tinta guache laranja.

Vamos começar?

Produzindo o Helinho Come-come

Passo 1: Para fazer os pratos, recorte no EVA as cinco cores: amarelo, azul, vermelho, verde e laranja do tamanho da circunferência dos pratinhos descartáveis.

Passo 2: Cole os círculos de EVA em cada pratinho utilizando a cola quente.

Passo 3: Para fazer os alimentos, utilize moldes de alimentos selecionados conforme os ofertados na merenda da escola, medindo 20 cm de altura e 30 cm de largura.

Passo 4: Recorte e costure o feltro de diversas cores, usando linhas coloridas e colocando enchimento com manta acrílica nos 25 alimentos para efeito 3D. No material original, foram utilizados os seguintes alimentos: bala, pirulito, refrigerante, bolo, salgadinhos, alface, tomate, cenoura, beterraba, repolho, banana, maçã, melancia, mamão, laranja, arroz, feijão, macarrão, polenta, mandioca, frango, carne bovina, peixe, carne suína e ovo.

Passo 5: Para fazer as imagens de associação com os alimentos, tire fotos coloridas ou pegue na internet imagens gratuitas dos 25 alimentos utilizados no jogo, medindo 5,4 cm de largura e 7,9 cm de comprimento.

Passo 6: Imprima as fotos ou imagens coloridas dos alimentos utilizados no jogo.

Passo 7: Para fazer as caixinhas para preensão das imagens, utilize papelão para firmar a caixinha do sabonete com 5,4 cm de largura, 7,9 de comprimento e 3 cm de altura. Cole as imagens nas caixinhas com fita adesiva colorida nas bordas e passe o contact transparente.

Passo 8: Para fazer o pegador, utilize um pegador de metal já fabricado e grude o velcro autocolante nas extremidades, para pegar os alimentos.

Sobre uma mesa, pegador de alumínio com velcro autocolante nas pontas colocadas pelas educadoras para facilitar o manuseio dos alimentos. Fim da descrição.
Foto: Camila Fonte. Fonte: arquivo pessoal.

Passo 9: Para fazer o panelão, use o molde de um panelão, podendo ser feito com base em um existente na escola ou em casa, construa com o papelão o panelão medindo 50 cm de altura e 40 cm de diâmetro. Com o restante do papelão, faça as duas alças.

Sobre a mesa, o panelão feito de papelão na cor cinza com as alças em laranja. Fim da descrição.
Foto: Camila Fonte. Fonte: arquivo pessoal.

Passo 10: Pinte com tinta guache o panelão na cor cinza e as alças na cor laranja.

Cortando o dispositivo

Passo 11: Faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Vetor” e envie o arquivo compatível com o seu programa de vetor preferido para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito em FabLabs ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município.

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso ou mesmo realizar o corte em MDF manualmente.

Passo 12: Simule o encaixe das peças cortadas usando uma fita crepe.

Passo 13: Passe cola instantânea nas junções da estrutura para fazer a colagem definitiva. Fique atento para não colar a parte superior da cartola. Será importante ter acesso à parte interna.

Gravando os áudios

Importante: A seguir, você deve gravar os áudios que serão tocados quando o dispositivo for acionado. No projeto original, os sons foram gravados de acordo com a história e os conteúdos escolhidos pelos educadores e estudantes. Mas você pode escolher outros sons para gravar de acordo com a sua proposta ou também gravar sons ou áudios produzidos pelos estudantes.

Nome do arquivo  Ordenação 
0001.Nome-do-arquivo-1.mp3  1º áudio na placa sonora 
0002. Nome-do-arquivo-2.mp3  2º áudio na placa sonora 
0003. Nome-do-arquivo-3.mp3  3º áudio na placa sonora 

Criando o esquema eletrônico

Passo 16: Baixe o programa, procure “Arduino” entre as pastas baixadas e copie a pasta “MPA-comeCome” para o seu computador. Copie a pasta “DFRobotDFPlayerMini” que está dentro da pasta “libraries” para a pasta “libraries” no diretório onde está instalado o Arduino no seu computador. Abra o arquivo “MPA-comeCome.ino”.

Passo 17: Monte os botões, leds, leitor RFID e módulo mp3 na protoboard seguindo o arquivo “ComeCome.pdf” dentro da pasta “Eletrônica”, disponível entre os materiais que você baixou.

Passo 18: Depois de montar o circuito eletrônico, cole com cola quente a protoboard no fundo do dispositivo. Se desejar, você pode soldar os componentes em uma placa de fenolite. O leitor de RFID ficará na parte da boca do boneco.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite o material com suas alunas e alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA.

O dispositivo tem dois tipos de usabilidade: o informativo e o desafio. Por padrão, o dispositivo inicia no modo informativo. Ao colocar qualquer cartão, o dispositivo toca o áudio referente ao cartão.

Para alterar para o modo desafio, aperte o botão 1 vez. O LED referente ao modo desafio acenderá. No modo desafio, o áudio de uma pergunta será tocado. O dispositivo só passará para a próxima pergunta se o cartão relacionado à pergunta for apresentado no sensor localizado na boca do boneco.

Precisa de ajuda?

Confira nossas sugestões de programas e tutoriais sobre eletrônica básica e desenho digital.

Inkscape 

O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.

Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto.

Google Sketchup

O que é: software de criação de modelos em 3D no computador.

Aprenda a usar o Google Sketchup em um tutorial de texto e no curso básico em vídeo.

Blender

O que é: programa de computador para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros.

Aprenda a usar o Blender em um tutorial de texto e no curso essencial em vídeo.

Arduino 

O que é: plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, para criação é utilizada uma linguagem de programação padrão e é essencialmente C/C++.

Aprenda a usar o Arduino em um tutorial de texto e no curso introdutório em vídeo.

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