Mapa tátil – Como fazer

Baixe os moldes do material

O que você vai precisar

A fabricação de materiais pedagógicos acessíveis pode levar em consideração conhecimentos de eletrônica básica e desenho digital. Entretanto, são sempre bem-vindas adaptações de acordo com a criatividade e o conhecimento da sua comunidade escolar para viabilizar a construção e o aprimoramento do material. Além disso, em alguns casos, também sugerimos recursos alternativos. 

Para executar os passos deste tutorial, indicamos que você procure a ajuda de uma pessoa técnica de sua comunidade escolar ou de instituições que possuam conhecimentos em tecnologia. Caso seja preciso, consulte a lista de programas e tutoriais básicos abaixo para entender como usar os equipamentos, códigos e programas necessários. 

Para ter acesso a equipamentos de fabricação digital, como cortadoras a laser e impressoras 3D, você pode buscar parcerias em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há FabLabs Livres para uso gratuito de educadores 

Materiais

a) Para fazer o painel de base e as camadas do mapa:

  • 1 placa MDF 3 mm de 1,54 x 0,63 m. 

b) Ferramentas e utensílios utilizados:

  • Cortadora a laser;
  • Software Illustrator CS5, ou outro vetorial como o InkScape (para realizar o corte a laser). 

 Vamos começar? 

Cortando o painel de base e o mapa

  • Passo 1: Para cortar o painel, faça o download dos MOLDES e descompacte os arquivos. Abra a pasta “Vetor Laser_Mapa Clima” e envie o arquivo “MapaTatil” para uma cortadora a laser. Eles estão ajustados para o corte na placa de MDF de 3 mm de espessura.

Importante: Os desenhos estão no formato específico para um programa compatível com a cortadora a laser e só abrem nesse programa. 

Você pode encontrar cortadoras a laser para uso gratuito nos FabLabs livres na cidade de São Paulo ou em espaços voltados para o movimento maker e prestadores de serviço de seu município. 

Como alternativa, você pode usar o arquivo em PDF (MapaTatil.pdf) como referência para construir este material pedagógico em uma placa de papelão grosso, ou mesmo realizar o corte em MDF com apoio de um marceneiro.  

  • Passo 2: Cole as camadas do mapa e pinte de acordo com a legenda.

Agora é só usar!

Seu material pedagógico acessível está pronto. Aproveite e customize o Mapa tátil com suas alunas e seus alunos na sala comum e compartilhe sua prática no DIVERSA. 

Precisa de ajuda?

Inkscape
O que é: software livre de criação e edição de imagens e documentos vetoriais.
Aprenda a usar o Inkscape em um tutorial de texto.  

Deixe um comentário